- FAAPA ENG - http://www.faapa.info/en -

Pintura: Paulo Rosa expõe “Sentenças” no Palácio da Cultura Ildo Lobo

Cidade da Praia– O artista plástico cabo-verdiano Paulo Rosa tem patente no Palácio da Cultura Ildo lobo, na Cidade da Praia, a sua exposição de pintura intitulada “Sentenças”.
Em declarações aos jornalistas, o artista explicou que a sua obra de arte representa um “pouco da transcendência e contemporaneidade”, com o objectivo de fazer com que as pessoas se familiarizem com as artes.
“Ainda há uma certa lacuna no que se diz respeito à interpretação das artes contemporâneas”, demonstrou, salientando que a sua exposição é uma forma de utilizar as partes do interior de um artista, para revelar “algumas sensações estranhas e arrepiantes”, que transmitem sensações para apreciadores.
Tudo isso, adiantou, com a intenção de fazer as pessoas, visitantes e críticos reflectirem sobre as suas obras.
Conforme explicou Paulo Rosa, a escolha do título “Sentenças” para a sua exposição, surgiu num sentido conotativo, tendo em conta que as artes são transcendentes a todas as áreas, o que possibilita os artistas brincarem com o sentido das palavras.
“Creio que cada um de nós é a nossa própria sentença. Quando se fala de sentenças, logo pensamos em sentenças judiciais, mas aqui é quase uma espécie de acção e reacção”, esclareceu.
Nascido a 26 de Dezembro de 1969, Paulo Rosa estudou Artes em Portugal e Construção Civil em Cabo Verde.
Já leccionou aulas de pintura na Aldeia Infantil SOS de São Domingos, Instituto Cabo-verdiano da Criança e do Adolescente (ICCA), assim como no Liceu Domingos Ramos, Instituto Universitário de Educação e na Universidade Lusófona de Cabo Verde.
Foi também professor e coordenador de workshops e cursos de pintura na Direcção-Geral da Juventude e Desportos.
Na área da Construção Civil trabalhou como técnico na câmara municipal de Ribeira Grande de Santiago.
Paulo Rosa, que já foi agraciado com o primeiro prémio de concurso nacional de pintura e contemplado com o diploma de mérito cultural pelo Ministério da Cultura, é actualmente membro da Comissão de Artes Plásticas na Sociedade Cabo-verdiana de Autores (SOCA).
Já fez várias exposições no país e na diáspora.