- FAAPA ENG - http://www.faapa.info/en -

Media: Primeira fase da missão da Agência Marroquina de Notícias à Inforpress termina “com sucesso” – Responsável

Cidade da Praia, 09 Dez (Inforpress) – A primeira fase da missão da Agência Marroquina de Notícias (MAP) à Inforpress, para uma audição que visa apoiar a reestruturação e consolidação do sistema de informação da Agência Cabo-verdiana de Notícias, terminou,domingo“com sucesso”

O chefe da Divisão Administrativa do Sistema de Informação e Suporte da Direcção do Sistema de Informação da MPA, Adil Benmiloud, esteve na Inforpress de 02 a 08 de Dezembro, no âmbito do apoio à Inforpres, anunciado pelo director-geral da Agência Marroquina, Khalil Hachimi Idrissi, no final da 7ª reunião do Conselho Executivo da Federação Atlântica das Agências de Notícias Africanas (FAAPA), realizada de 25 a 28 de Setembro, na Cidade da Praia.

“A minha missão na Inforpress foi muito positiva, porque senti o desejo de toda a equipa em avançar com o projecto de actualização do sistema de informações da agência”, afirmou, em declarações à Inforpress, Adil Benmiloud, tendo sublinhado que o referido projecto “deverá acompanhar o plano estratégico da Inforpress”.

Conforme ele, o projecto será articulado em torno de três eixos: a implementação de um sistema editorial: IGW Inforpress Global Workflow, a actualização da infra-estrutura do sistema de informações com base na oferta Núcleo Operacional para o Sociedade de Informação (NOSI) e o desenvolvimento de produção multimédia.

O chefe da Divisão Administrativa do Sistema de Informação e Suporte da MAP explicou que diagnóstico feito durante esta missão de uma semana tem a ver com a “necessidade da Inforpress ter um sistema editorial que integre todos os processos editoriais: texto, foto, áudio e vídeo e todos os usuários (correspondentes, editores e técnicos de multimédia) ”.

No entanto, explicou que isso requer a actualização da infra-estrutura da agência, garantindo a segurança e a alta disponibilidade do Sistema de Informação, assim como é também necessário actualizar os equipamentos disponíveis para jornalistas e técnicos de multimédia

O próximo passo, conforme Adil Benmiloud, será a feitura de um relatório detalhando sobre todos os aspectos diagnosticados, bem como apontar recomendações com vários cenários de implementação.

Neste sentido, avançou, a MAP colocará à deposição os recursos necessários para apoiar o Inforpress no plano de acção que será adoptado.

Na altura do anúncio, na Cidade da Praia, Khalil Hachimi Idrissi, que é também presidente da FAAPA, fez saber que no âmbito do protocolo que estabelece a realização de formação, troca de conteúdos, intercâmbio de informações, troca de experiência e de apoio a nível tecnológico assinado entre a Inforpress e a MAP, várias são as acções que brevemente serão desenvolvidas.

“No que concerne à Inforpress, estamos honrados por constatar que há um engajamento de ideias, existe uma cooperação que vem sendo concretizada para consolidar o sistema de informação dessa agência em que virão profissionais da agência marroquina de informação responsável por auditar o sistema de informação da Inforpress”, adiantou na ocasião.

A segunda acção, segundo ele, seria a implementação do “work flow”, denominado de “Inforpress global work flow”, uma medida que, na sua opinião, vai permitir criar um processo redaccional da Inforpress, organizar o trabalho e a agência em função da sua produção.

Ainda no âmbito dessa cooperação, a MAP prevê realizar um estudo para implementar o processo de digitalização do arquivo da Inforpress.

Por seu turno, a Gestora Executiva da Inforpress, Jacqueline de Carvalho, afirmou na altura que as acções a serem desenvolvidas pela MAP representa a concretização de um sonho da Inforpress, considerando, por outro lado, a área tecnológica como o pilar da modernização das agências de notícias.

“É um sonho quando a MAP anuncia que efectivamente vai suportar a Inforpress na parte da reestruturação, um diagnóstico de todo o sistema de informação da Inforpress para se poder montar um sistema integrado de edição, produção e distribuição de conteúdos”, referiu.