- FAAPA ENG - http://www.faapa.info/en -

Qualificação Afrobasket’21: Cabo Verde vence Argélia (99-90) mas falha o apuramento por escassos três pontos

Cidade da Praia, 17 Jan. (Inforpress) – A selecção de Cabo Verde de basquetebol venceu esta quinta-feira a Argélia, em Argel, por 99-90 no segundo jogo dos preliminares Afrobasket’2021, mas falhou a qualificação à segunda fase, ao ficar a escassos três pontos de empatar a eliminatória.

Neste que foi o segundo jogo entre as duas equipas nesta prova dos preliminares da FIBA-África, Cabo Verde, que fez os dois jogos no solo argelino, superiorizou a formação anfitriã, sendo que ao intervalo já vencia por 40-37.

Certo é que esta vitória “soa a pouco”, porquanto a derrota de Cabo Verde no jogo primeiro desta eliminatória, disputado esta quarta-feira por diferença de 12 pontos (79-67), foi determinante para a qualificação argelina.

Cabo Verde esteve praticamente qualificado, mas nos últimos segundos perdeu a eliminatória, já que os argelinos tiraram preitos de alguns erros, sobretudo defensivo dos visitantes, para encurtarem a diferença, o quanto bastou para festejarem a derrota com sabor a vitória.

Com esta vitória, a selecção da Argélia vai entrar na fase de grupos, juntamente com os combinados nacionais de Mali, Ruanda e Nigéria (campeã d’África em título).

Segundo a programação da FIBA-África, a segunda fase de apuramento para o Afrobasket’2021 vai ser constituído por cinco grupos, em representação das setes zonas do continente, sendo que ainda neste mês de Janeiro começam a ser disputadas as eliminatórias, com o propósito de apurar os cincos vencedores para a fase de grupos.