- FAAPA ENG - https://www.faapa.info/en -

Maio: Câmara Municipal inaugura praça na localidade de Cascabulho

Porto Inglês, 17Fev (Inforpress) – A localidade de Cascabulho, na ilha do Maio, foi agraciada hoje com uma praça, infra-estrutura inaugurada conjuntamente pelo presidente da câmara, Miguel Rosa, e Presidente da República, Jorge Carlos Fonseca.
Segundo o autarca, esta infra-estrutura era uma reivindicação antiga dos moradores, pelo que a edilidade prometeu, no quadro da requalificação urbana e ambiental de Cascabulho, construir também a praça.
A obra contou com o financiamento da edilidade maiense e da Sociedade de Desenvolvimento Turístico das Ilhas da Boa Vista e Maio (SDTIBM) no valor de oito mil contos.
“Cascabulho é um exemplo de uma transformação profunda em que todo o povoado já está cem por cento requalificado e que culmina hoje com a inauguração desta praça magnífica”, afirmou Miguel Rosa, prometendo “brevemente” dotar o povoado de uma praça digital.
A ideia, segundo o presidente da câmara, “é chegar ao final do mandato com intervenção em todos os povoados e em vários sectores de desenvolvimento”.
Miguel Rosa considerou que a ilha do Maio está em “profunda transformação”, graças a colaboração e empenho dos vários parceiros incluindo Jorge Carlos Fonseca, que “sempre mostrou o seu interesse em ver a ilha a desenvolver-se, mas de forma sustentável”.
O autarca maiense lembrou ainda que neste momento, estão a realizar intervenções urbana e ambiental na localidade de Pedro Vaz e que a última vai ser no povoado de Alcatraz, fechando assim acções camarárias em todos os povoados.
Sem especificar uma data em concreto, nem o sector, Miguel Rosa garantiu que, “brevemente”, vai ser anunciado a realização de um investimento privado que considera ser “estruturante” e que vai catapultar a ilha para níveis superiores, além do investimento público que está previsto para ilha e que também será anunciado na mesma altura.
Por seu lado, Narcisa dos Reis, moradora de Cascabulho, manifestou o seu contentamento pela inauguração daquela infra-estrutura social, equipamento que considerou ser um dos grandes desejos da população, pelo que disse esperar que os moradores venham a contribuir para sua preservação.
Adiantou ainda que aguardam com expectativa a instalação da praça digital, que na sua opinião vai ajudar os jovens a conectarem com o resto do mundo e poderem também fazer as suas pesquisas.
Anselio Neves também corrobora da mesma opinião e defendeu a colocação de uma guarda no local, tendo em conta que a ilha está a passar por três anos de seca, o que pode levar com que os animais invadem a praça para comer plantas ali colocadas.
WN/CP
Inforpress/Fim