- FAAPA ENG - http://www.faapa.info/en -

Lei que estabelece condições para aulas à distância na formação profissional deve sair em Julho – responsável

Cidade da Praia, 25 Mai (Inforpress) – A directora-geral do Emprego, Formação Profissional e Estágios Profissionais, Jaqueline Moniz, disse hoje que a lei que estabelece as condições para as aulas à distância na formação profissional deverá ficar pronta já no mês de Julho.
Jaqueline Moniz fez esta afirmação à Inforpress explicando que esta iniciativa constava do plano de actividades da direcção-geral do emprego, de criar uma regulamentação de aulas à distância que possibilitará às entidades iniciarem os trabalhos nesses termos.
Entretanto avançou que nesta fase as aulas teóricas serão permitidas às que anteriormente tinham iniciado as actividades e que perante a pandemia foram suspensas.
“Vamos dar um passo a frente, trabalhar com módulos teóricos, mas só para as acções que já tinham iniciado anteriormente, não vamos autorizar nenhuma nova acção”, atestou.
Segundo apontou, para retomar a formação profissional é preciso levar em consideração todos os cuidados necessários à prevenção visto que este sistema de ensino permite muito contacto entre os jovens e os formadores.
“A prática exige que nós tenhamos melhores e mais cuidados daí que temos que acautelar muito melhor ainda a questão do distanciamento e higienização permanente”, ajuntou.
Conforme destacou, a Direcção-Geral do Emprego, Formação Profissional e Estágios Profissionais está a preparar o retomar das acções de formação com todas as medidas de segurança que já foram acauteladas pelas autoridades sanitárias, esperando contar com a colaboração das entidades de formação profissional, tanto públicas como privadas.
“Vamos reduzir o número de jovens nas salas de formação, as entidades devem manter todas as condições higiénicas sanitárias, cumprindo com essas premissas de prevenção”, disse.
O Governo aprovou o regulamento que estabelece um conjunto de regras e procedimentos visando garantir a prevenção do contágio da pandemia do novo coronavírus em todas as instituições de formação profissional públicas e privadas do país.
Segundo o comunicado, o Governo elucidou que pretende com este regulamento garantir a prevenção da disseminação do vírus e maior segurança sanitária com a retoma do funcionamento desses estabelecimentos de ensino, previsto para próximo dia 02 de Junho.