- FAAPA ENG - https://www.faapa.info/en -

Covid-19/Governo permite reabertura ao público de igrejas, mesquitas e outros rituias tradicionais

Bissau, 10 Jul 20 (ANG) –  O Governo voltou a autorizar a  liberdade religiosa coletiva nas igrejas, mesquitas, locais de culto e de rituais tradicionais, mas com uso obrigatório, em permanência, de máscaras, assim como a observância de regras de distanciamento físico de um metro.

A permissão  consta num despacho do gabinete do Primeiro-ministro desta quinta-feira à que a  ANG teve acesso,e  que determina ainda a higienização das mãos dos utentes à entrada e saída das igrejas, mesquitas, locais de culto e de rituais tradicionais.

Em relação ao locais de eventos religiosos nomeadamente igrejas, mesquitas, locais de culto e de rituais tradicionais o despacho indica que devem ser observadas as regras de distanciamento de um metro entre as pessoas no exterior e no interior dos lugares referidos, sendo criadas, nesses locais, as condições de acolhimento e acomodações dos utentes durante a sua permanência no exterior.

O documento acrescenta que só é permitida a abertura desses locais de culto  durante o tempo estritamente necessário para os eventos religiosos.

Segundo o despacho  é também obrigatório a instalações de postos de higienização das mãos, a limpeza e desenfectação das superfícies com frequência, em especial das áreas de maior contacto e exposição de utentes.

O Presidente da República anunciou através do Decreto Presidencial número 06/2020, o primeiro Estado de Emergência no país por razões da pandemia de Covid-19, por um período de 15 dias, que iniciou às zero horas do dia 28 do passado mês de Março do ano em curso e no qual foi também decidido fechar locais de culto, nomeadamente Mesquitas, Igrejas, piscinas, praias e complexos de lazer e desportivos.