- FAAPA ENG - https://www.faapa.info/en -

Porto Novo: Exportação do grogue para Europa retomado ainda este ano, segundo empresa responsável

Porto Novo, 03 Ago (Inforpress) – A exportação do grogue produzido no concelho do Porto Novo para o mercado europeu, a partir da França, suspenso desde o início deste ano, devido às restrições impostas pela pandemia de covid-19, será retomado ainda este ano.
Simão Évora, representante da empresa Música & Grogue, que tem vindo a exportar o grogue, disse acreditar que, ainda no decurso deste ano, este produto, produzido sobretudo, no Tarrafal de Monte Trigo, voltará a ser exportado para a Europa, a partir do mercado francês.
A previsão inicial apontava para a exportação, em 2020, de dez mil litros do grogue “made in” Porto Novo, mas, por causa dos problemas criados pela pandemia do novo coronavírus, a empresa pensa, este ano, enviar “uma quantidade menor” para França, explicou Simão Évora, sem especificar o volume.
A exportação do grogue, produzido, especialmente, no Tarrafal de Monte Trigo, para Europa, a partir da França, iniciou-se em 2018, ano em que foi colocado nesse país europeu cerca de 3.800 litros da aguardente.
Em 2019, a empresa Música e Grogue, criada para conservar, promover e exportar a aguardente, enviou mais de 13 mil litros do grogue para a França.