- FAAPA ENG - https://www.faapa.info/en -

Eleições Autárquicas de 2020 marcadas para o dia 25 de Outubro – Governo

Cidade da Praia – As oitavas eleições autárquicas em Cabo Verde terão lugar no dia 25 de Outubro, anunciou o ministro do Estado e da Presidência do Conselho de Ministros, Fernando Elísio Freire.
De acordo com o governante, que falava aos jornalistas depois de uma sessão extraordinária de Conselho de Ministros, realizada segunda-feira, para escolha da data para as próximas eleições em Cabo Verde, essa data foi escolhida depois de ouvidos todos os partidos políticos e de se cumprir o preceito constitucional e do Código Eleitoral.
“O Governo de Cabo Verde, através de um decreto regulamentar, marca as eleições autárquicas de 2020 para o dia 25 de Outubro. É uma data que vai ao encontro daquilo que é a expectativa da maioria dos partidos políticos que nós ouvimos”, disse.
Fernando Elísio Freire adiantou ainda que, tendo em conta o momento da pandemia que o país está a viver, esta data vai dar tempo também para que as estruturas da saúde e a Comissão Nacional e Eleições (CNE) se prepararem para garantir que as eleições decorram na normalidade. O governante indicou ainda que, proximamente, a CNE e a Direcção Nacional da Saúde irão emitir um conjunto de directivas para que as eleições autárquicas de 2020 decorram em segurança.