- FAAPA ENG - https://www.faapa.info/en -

Covid-19/Vacina russa baptizada « Sputnik » como o satélite soviético

Bissau, 12 Ago 20 (ANG) – A vacina contra o coronavírus desenvolvida pela Rússia foi baptizada « Sputnik V », em referência ao satélite soviético, primeiro engenho espacial colocada em órbita, declarou o fundo soberano implicado no seu desenvolvimento.

« Mais de mil milhões de doses », foram já previamente encomendadas por 20 países estrangeiros, afirmou o Presidente do fundo, Kirill Dmitriev, precisando que a fase 3 dos testes começa amanhã, quarta-feira.

O fundo soberano sublinha que o começo da produção industrial está previsto para o mês de setembro.

O presidente russo, Vladimir Putin, anunciou por seu lado, que o Centro de investigações de epidemiologia e microbiologia, Nikolai Gamaleia, desenvolveu a primeira vacina contra o novo coronavírus, garantindo que dava « uma imunidade durável ».

« Eu sei que a vacina é eficaz », sublinhou, Putin, acrescentando que a vacina foi inoculada a uma das suas filhas que reage bem.

De notar que até agora a nível mundial, cientistas estrangeiros exprimiram a sua preocupação perante a rapidez da descoberta duma tal vacina e a OMS, tinha apelado ao respeito, das « linhas directoras e directivas claras na matéria.

Enfim, a vacina contra o coronavírus é actualmente testada em 9.000 voluntários no Brasil e a Indonésia começou hoje a testar em 1.600 voluntários uma outra vacina que já está na fase 3 das investigações.