- FAAPA ENG - https://www.faapa.info/en -

Associação de pescadores garante que “logo” mercado de peixe vai ser realidade no Porto Novo

Porto Novo, 01 Out (Inforpress) – A Associação dos Pescadores do Porto Novo assegurou quarta-feira que já foi mobilizado o financiamento para um mercado de peixe de raiz neste município e que “logo” os operadores terão um espaço para a “comercialização organizada” do pescado.
A associação diz estar a “trabalhar, incansavelmente, com a Câmara Municipal do Porto Novo e com os seus parceiros, com vista a encontrar “as melhores soluções que dignificam as peixeiras, vendedores ambulantes e tratadores de peixe”.
“Já há financiamento e logo teremos um mercado de peixe que proporciona melhores condições de trabalho, mais higiene, mais segurança ao produto e ao consumidor e uma comercialização organizada, regulada e formalizada”, informou o líder associativo, Atlermiro Neves.
Em Junho, a edilidade porto-novense lançou as obras de um mercado provisório para albergar uma dezena de peixeiras que tem estado a exercer a sua actividade nas ruas, na cidade do Porto Novo, mas o projecto não avançou.
A autarquia informou ter optado agora por construir um mercado de raiz, cujo financiamento diz ter já mobilizado.
Além do mercado, a câmara do Porto Novo promete ainda criar as condições de tratamento do pescado e apoiar os pescadores na criação de um espaço para guardar os equipamentos de pesca.