- FAAPA ENG - http://www.faapa.info/en -

Covid-19/São Filipe: Organização das festas da bandeira e do dia do município reúne-se com autoridades sanitárias

São Filipe, 25 Fev (Inforpress) – A organização das festas da bandeira de São Filipe e do dia do munícipe, reúne-se esta sexta-feira, 26, com as autoridades sanitária, policial e religiosa para equacionar a possibilidade da realização das festividades este ano.

No encontro, que decorrerá nas instalações da câmara de São Filipe, participa além do presidente da autarquia e da responsável pela área da cultura, o administrador da Casa das Bandeiras, a delegada de Saúde e director do hospital e da região sanitária, a Polícia Nacional e representante da paróquia.

O administrador da Casa das Bandeiras, Henrique Pires que vai participar na reunião disse à Inforpress que a sua instituição já tem uma posição, que é de apenas realizar a missa para evitar a aglomeração de pessoas, e que a decisão da Casa das Bandeiras será apenas oficializada no encontro.

O encontro visa analisar se há condições ou não para a realização de algumas actividades culturais e outras relacionadas com as festividades da bandeira de São Filipe e do dia do município, em função da evolução da pandemia.

A bandeira de São Filipe e o dia do município, habitualmente são assinalados na última semana de Abril a primeiro de Maio, com um leque variado de actividades desportivos, culturais, recreativos e religiosas e que movimentam grande número de pessoas, com destaque para emigrantes e foguenses radicados nas outras ilhas.

No ano passado, devido à pandemia, as festividades não tiveram lugar depois de mais de 100 anos consecutivos, e as perspectivas para este ano apontam para o seu cancelamento pela segunda vez, mas esta decisão sairá do encontro do dia 22 de Fevereiro.

A edição de 2020, recorda-se, resumiu-se na celebração de uma missa contando com a presença de um número reduzido de tamboreiros e coladeiras que levaram a bandeira da Casa das Bandeiras até a igreja matriz e o percurso inverso, sem a habitual procissão e demais actividades.