- FAAPA ENG - http://www.faapa.info/en -

Parlamento: Governo prevê “novo ciclo” para Cabo Verde no período 2021-2026

Cidade da Praia, 25 Fev (Inforpress) – O primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, disse que os cabo-verdianos podem contar com um “novo ciclo” para o país, no período 2021-2026, com saída da covid-19, retoma da economia e investimentos que promovam crescimento e emprego.
Ulisses Correia e Silva fez esta intervenção quarta-feira no seu discurso final do debate parlamentar desta tarde, apontando um “caminho seguro” para Cabo Verde neste percurso estipulado.
“Os cabo-verdianos podem contar com um caminho seguro para o próximo ciclo, 2021-2026, saída da covid-19, com um papel determinante da vacina, pois estamos a fazer tudo para que a vacinação aconteça e cubra uma percentagem alargada da população”, assinalou.
Conforme o chefe de Governo, a economia vai voltar a crescer, com aposta na diversificação e na resiliência do país, mais investimentos nos jovens, educação, formação profissional, estágios profissionais e empreendedorismo.
“Hoje temos uma atitude diferente, positiva, e é preciso incutir nos jovens essa atitude, só assim podemos transformar o País”, atestou.
Apontou o emprego prioridade máxima, indicando também que a evolução do arquipélago até 2019 foi muito positiva, no sentido de crescimento, investimento, e criação de emprego, e as tendências demonstram o caminho.
Destacou mais qualidade na saúde, uma área que segundo afiançou teve um desempenho “muito bom”, com serviços de proximidade, tendo referido que o grande desafio é reduzir assimetrias entre ilhas na prestação de serviço de saúde.
“Fizemos uma aposta decisiva na criação de um hospital central que é mais um projecto que estamos em condições de executar, para dotar o País de condições sanitárias de bom nível e reduzir necessidades de evacuação externa”, ressaltou.
O governante falou ainda de mais protecção social e inclusão social, com a necessidade de transformar as dificuldades em oportunidades de pós-pandemia.
Por fim, destacou confiança de investidores e de parceiros externos, apontando que o secretário de Estado do Governo de Joe Biden considerou Cabo Verde um modelo de governação democrática e direitos humanos em África, além do Conselho Europeu ter aprovado o novo acordo de mobilidade “muito mais vantajoso”.
O parlamento discutiu também a proposta de lei que estabelece o regime jurídico de funcionamento e tratamento de dados do Sistema de Informação, Gestão e Transacção de Propriedades.