- FAAPA ENG - https://www.faapa.info/en -

Directora do Centro de Emprego destaca formação profissional como “ferramenta fundamental” no mercado de trabalho

Cidade da Praia, 30 Jul (Inforpress) – A directora do Centro de Emprego e Formação da Praia, Celina Semedo, disse quinta-feira que a formação profissional é uma “ferramenta fundamental” no mercado de trabalho, apontando a importância da actualização constante dos conhecimentos adquiridos.
Celina Semedo fez esta intervenção à Inforpress, à margem da abertura de formação e assinatura de acordo em componente pedagógico, entre a Cruz Vermelha de Cabo Verde, e o Centro de Emprego e Formação Profissional da Praia, no âmbito da implementação da escola de socorrismo.
Conforme explicou, vive-se um mundo bastante competitivo, com muitos desafios, por isso é preciso estar actualizados com os nossos conhecimentos e cada vez sente-se essa necessidade.
“O nosso mercado é muito reduzido e pequeno e temos uma população nova. Somos confrontados com desafios no que diz respeito aos conhecimentos e a formação profissional tem essa função de capacitar para que possam competir”, frisou.
Sobre a abertura da formação, Celina Semedo disse que a Cruz Vermelha sentiu a necessidade de capacitar os seus formandos com uma formação pedagógica para poderem estar mais preparados e trabalhar no terreno.
“Enquanto instituto de emprego e formação abraçamos este projecto porque a nossa missão é capacitar recursos humanos para melhor prestarem um serviço de qualidade no mercado de trabalho”, adiantou.
A Formação Pedagógica contempla 20 formandos, 15 de forma presencial e cinco no sistema online, com uma carga horária de 88 horas, distribuída em 22 aulas de quatro horas.
Esta formação é mais um passo na concretização do projecto “Escola Nacional de Socorrismo e Cuidados” que vai ser implementada em Cabo Verde, com a sede na Cidade da Praia, um pólo no Mindelo e com uma abrangência de servir não só o País, mas também os países da África Ocidental.