- FAAPA ENG - https://www.faapa.info/en -

FCF disponível para apoiar as associações regionais na retoma da época desportiva

Cidade da Praia, 09 Ago (Inforpress) – A Federação Cabo-verdiana de Futebol (FCF) está disponível para apoiar as associações regionais na retoma da época desportiva, suspensa desde Março de 2020, devido à pandemia de covid-19.

A disponibilidade foi avançada domingo pelo vice-presidente da FCF, Inácio carvalho (Bala), em conversa com os jornalistas, à margem da cerimónia de homenagem ao Seven Stars e à atleta Lúcia Moniz, realizada sábado na cidade da Praia

“A federação sempre se mostrou disponível para a retoma e fez investimentos junto das associações para o efeito. Agora caberá às associações tomar as respectivas iniciativas quanto ao início da próxima época desportiva, que contará seguramente com todo apoio da federação”, disse.

Os campeonatos regionais e nacionais foram suspensos em Março de 2020, com o surgimento do primeiro caso de covid-19, que também levou à declaração do estado emergência em Cabo Verde, seguido de situação de calamidade, que foi prorrogado por várias vezes.

Entre Fevereiro e Abril de 2021 as associações regionais, com excepção de Santiago Sul, São Vicente e Maio, retomaram os jogos, mediante a realização de testes rápidos, mas depois voltaram a suspender, devido ao agravamento da situação epidemiológica no país.

No dia 31 de Julho, o Governo anunciou o fim da situação de calamidade e a retoma em pleno das actividades culturais e desportivas, inclusive com assistência do público, mediante apresentação do certificado de vacinação contra covid-19 ou teste negativo.

No passado dia 04 de Agosto, o ministro do Desporto, Carlos Monteiro, reuniu-se com as federações desportivas e propôs a realização durante este mês de Agosto, de alguns eventos para sensibilizar à vacinação contra a covid-19 e que sirvam de certificado para as competições oficiais, no momento em que país se encontra em situação de contingência