- FAAPA ENG - https://www.faapa.info/en -

Censo revela que de 2010 a 2021 Cabo Verde registou aumento de barracas

Cidade da Praia, 09 Ago (Inforpress) – Os dados preliminares do quinto Recenseamento Geral da População e Habitação (RGPH-2021) revelam que de 2010 a esta parte se registou um aumento em Cabo Verde do número de edifícios “não clássicos”, ou seja, barracas ou casa de bidão.

O recenseamento aponta para um aumento de mais de 85%, equivalente a quase 3000 barracas ou casas de bidão.

Segundo os registos do Instituto Nacional de Estatística (INE), a maioria das barracas está em São Vicente (7,3%), Sal (6,6%) e Boa Vista (3%), enquanto uma percentagem pequena (1,5%) na Praia”.

De acordo com os dados preliminares do RGPH-2021, apresentados sexta-feira, em conferência de imprensa, na Praia, pelo INE, o número total de edifícios em Cabo Verde aumentou 31,3% desde 2010, para os actuais 150.016.

O RGPH-2021 envolveu recolha de dados em alojamentos familiares e colectivos, hotéis, estabelecimentos turísticos, hospitais, estabelecimentos prisionais e quartéis, incluindo ainda pessoas sem-abrigo.

O resultado definitivo do presente censo está previsto para finais de Dezembro deste ano ou início de Janeiro de 2022.

O quinto Recenseamento Geral da População e Habitação, a maior operação estatística do arquipélago, ao envolver cerca de 2.000 profissionais, decorreu no terreno, com a recolha de dados totalmente em formato digital, de 16 de Junho a 07 de Julho.

Para a realização desta operação, Cabo Verde contou com apoios financeiros e técnicos do Brasil, da Cooperação Espanhola, da Cooperação Luxemburguesa, da União Europeia e do escritório conjunto do PNUD, Unicef e FNUAP.

O Recenseamento Geral da População e Habitação realiza-se de dez em dez anos, de acordo com as orientações das Nações Unidas, e visa obter dados sobre a população e aspectos sociais relevantes que sirvam de base para uma planificação do desenvolvimento mais próxima da realidade do País.