- FAAPA ENG - https://www.faapa.info/en -

Porto Novo: Investigadora e bióloga marinha portuguesa discute com autarquia projecto ligado à Economia Azul

Porto Novo, 09 Set (Inforpress) – A investigadora e bióloga marinha portuguesa Teresa Amaro, que se encontra no Porto Novo, em Santo Antão, manteve quarta-feira, 08, um encontro com o presidente da câmara para apresentação de um projecto de promoção da Economia Azul, no concelho.

O projecto, que visa a conservação dos ecossistemas aquáticos e marinhos, a utilização e gestão sustentável dos recursos oceânicos, surge numa altura em que este município está a ser alvo de investimentos na Economia Azul, no âmbito do plano estratégico de desenvolvimento sustentável do concelho.

Porto Novo, de acordo com responsáveis municipais, vai beneficiar, no quadro deste plano, de “projectos concretos”, desde o cais de pesca, passando pela requalificação das zonas balneares, formação dos pescadores, tratamento, conservação e comercialização do pescado.  

Nos “próximos anos”, o Governo prevê investir no Porto Novo cerca de 300 mil contos nas pescas no concelho do Porto Novo, no âmbito do plano de investimentos na economia.

Os investimentos vão incidir na construção de infra-estruturas (cais, mercado e outras), na formação e no empoderamento do sector pesqueiro no concelho do Porto Novo, com 300 operadores.

A Associação dos Pescadores e Peixeiras do Porto Novo considera que a construção do cais de pesca é “uma prioridade” para a classe.