- FAAPA ENG - https://www.faapa.info/en -

Insuficiência de água e altos custos de energia ditaram o encerramento do furo em Nossa Senhora da Luz – Água de Rega

Cidade da Praia, 26 Nov (Inforpress) – O presidente da empresa Água de Rega, Jaime Ferreira, disse hoje que a insuficiência de água e os altos custos de energia ditaram o encerramento do furo PT06 na Freguesia de Nossa Senhora da Luz, São Domingos.
Em conversa com a Inforpress na sequência da notícia que dá conta de uma manifestação de protesto contra o encerramento desse furo, realizada hoje por um grupo de 16 agricultores de Ribeira de Achada Baleia – Cancelo, Jaime Ferreira explicou que a questão da sustentabilidade esteve na base da decisão.
“Nós estivemos a trabalhar no furo e concluímos que o furo não estava a produzir água. Tirava mais ou menos uma a duas toneladas de água por hora e depois tinha um custo elevadíssimo de energia e para chegar às parcelas dos agricultores já em vez de duas toneladas chega apenas uma”, disse, indicando que o custo de energia é mais do que o dobro do valor da facturação.
“O furo tem produzido 274 litros por hora com um custo de 12 mil escudos e facturação de seis mil escudos mensais”, precisou Jaime Ferreira que adiantou ainda que os trabalhos técnicos apontaram que o mesmo entrou em falência devido à sobreexploração, pelo que com os custos de energia a empresa não podia mantê-lo.