- FAAPA ENG - http://www.faapa.info/en -

Porto Novo: Água dessalinizada cumpre critérios e normas que definem requisitos essenciais de qualidade – APN

Porto Novo, 15 Jan (Inforpress) – A água dessalinizada produzida pela empresa Água do Porto Novo (APN), em Santo Antão, cumpre os critérios e as normas que definem os requisitos essenciais de qualidade da água destinada ao consumo humano, garantiu a empresa produtora.
A empresa APN assegurou, através de uma nota enviada à Inforpress, que a água dessalinizada consumida neste concelho é submetida a “um constante e rigoroso controlo de qualidade” e cumpre os requisitos estabelecidos no decreto regulamentar número 05, de 06 de Novembro de 2017.
Este decreto, de acordo com a nota emitida a propósito de uma notícia divulgada pela Inforpress intitulada “Câmara desfaz dúvidas sobre qualidade de água consumida no município”, estabelece os critérios e as normas que definem os requisitos essenciais de qualidade da água destinada ao consumo humano, bem como os sistemas de controlo, regime sancionatório e medidas de protecção, para defender a saúde humana dos efeitos adversos resultantes da eventual contaminação da água.
A unidade de dessalinização do Porto Novo, adianta a mesma fonte, dispõe dos certificados de controlo de qualidade HACCP (Análise de Pontos Críticos de Controlo) desde 2014 e ISO9001:2015 desde 2015.
“Estes certificados são renovados anualmente após auditoria da empresa acreditada APCER, sendo que ambos os sistemas implicam controlos com testes físico-químicos e análises bacteriológicos periódicos avaliados por laboratórios internos e externos”, avançou a nota.
Afora isso, anualmente, a APN submete à Agência Nacional de Água e Saneamento, enquanto regulador técnico, o Plano de Controlo da Qualidade da Água (PGQA), refere ainda a APN.
Na notícia em causa, o edil do Porto Novo, perante reclamações dos munícipes em das uma das sessões da Assembleia Municipal deste concelho, dizia não ter dúvidas de que a água dessalinizada produzida neste município é de “boa qualidade” e dispõe de “uma das melhores certificações internacionais”.