- FAAPA ENG - https://www.faapa.info/en -

Santa Catarina: Instituto Politécnico de Viana de Castelo disponibiliza nove vagas para estudantes santa-catarinenses

Assomada, 26 Jan (Inforpress) – O Instituto Politécnico de Viana de Castelo (IPVC), Portugal, vai disponibilizar nove vagas para os estudantes santa-catarinenses distribuídas pelos mais de 20 cursos de licenciatura disponíveis nessa instituição, no ano lectivo 2022/23.
A informação foi avançada hoje à imprensa pelo presidente do IPVC, Carlos Rodrigues, após a assinatura do protocolo entre esta instituição de ensino superior portuguesa e a Câmara Municipal de Santa Catarina.
Ao todo, adiantou a mesma fonte vão ser disponibilizadas 96 vagas para os estudantes cabo-verdianos, que vão ser repartidos aos municípios de Santa Catarina, São Miguel, São Domingos, Santa Cruz e Praia, todos na ilha de Santiago, Sal e São Vicente.
Por outro lado, Carlos Rodrigues apontou a questão da obtenção de vistos por parte dos estudantes cabo-verdianos como um dos problemas que têm que ser resolvidos entre os governos de Cabo Verde e de Portugal.
É que, segundo a mesma fonte, a demora na obtenção de vistos tem prejudicado os estudantes que chegam no final do primeiro semestre e até no final do ano.
Por outro lado, assegurou que os estudantes cabo-verdianos que estudam na instituição que dirige é uma comunidade “bem integrada” quer na comunidade académica como na sociedade”.
Por sua vez, a presidente da Câmara Municipal de Santa Catarina explicou que com o protocolo, ora assinado, os jovens santa-catarinenses passam a contar com mais ofertas formativas no acesso ao ensino superior não só a nível nacional, mas também internacional.
Por tudo isso, disse acreditar que os protocolos que a edilidade tem com outras instituições de ensino superior portuguesa vão trazer mais desenvolvimento e formação para o desenvolvimento do município.
Tendo em conta, segundo ela, há relatos de abandono escolar, assegurou que a edilidade vai passar a tratar os processos de candidatura para vagas ao estrangeiro com “mais rigor”, para que os seleccionados possam realmente estudar, e para que o município não “fique mal visto” pelos parceiros.
Sobre a questão de vistos, Jassira Monteiro pediu a todos para unirem as vozes e para apelarem à maior celeridade na atribuição de vistos, tendo em conta que, lembrou, há casos de estudantes que chegam a perder parte do ano lectivo.
A delegação do IPVC já se reuniu com as autoridades cabo-verdianas sobre a questão de vistos e já rubricou protocolos com os municípios de São Domingos, Santa Cruz, São Miguel, Santa Catarina e falta assinar protocolos com o município da Praia, esta quinta-feira, e Sal e São Vicente nos próximos dias.