- FAAPA ENG - https://www.faapa.info/en -

Maio: Autarca reivindica mais investimentos públicos e privados para alavancar o desenvolvimento da ilha

Porto Inglês, 28 Fev (Inforpress) – O autarca maiense reivindicou hoje a necessidade de mais investimentos públicos e privados, para alavancar o desenvolvimento económico e turístico da ilha, como forma de criar melhores condições de vida aos residentes e fixar a camada jovem no Maio.
“Temos a plena consciência de que apenas a ampliação e modernização do porto não vai alavancar o desenvolvimento da ilha do Maio. Por isso, precisamos de mais infra-estruturas como um aeroporto internacional e, como todos sabem, isso está integrado no projecto Little Africa Maio, para que possamos aproveitar os dois eixos, quer do turismo interno como internacional”, precisou o presidente da Câmara Municipal do Maio.
Conforme avançou o edil maiense, o desenvolvimento da ilha depende tanto do investimento público, mas acima de tudo do investimento privado, que, na sua opinião, vai contribuir para o desenvolvimento económico das famílias maienses e todos aqueles que escolherem a ilha para viver.
Miguel Rosa argumentou, por outro lado, que a ilha do Maio tem vindo a ser nos últimos anos como uma “ilha repulsiva” dos seus jovens, visto que tem havido falta de oportunidade de emprego, por isso defendeu que é necessário mais investimentos.
O autarca defendeu que os jovens devem sair para fazerem as suas formações académicas e depois regressar à terra natal, bem como a mão-de-obra local, que, no seu entender, deve permanecer para que não haja falta de trabalhadores.
O presidente da câmara do Maio anunciou ainda a construção do matadouro municipal, assim como a intervenção no sector do saneamento com destaque para o tratamento de resíduos sólidos, além da elaboração dos sete planos detalhados urbanísticos nos diversos povoados e na cidade do Porto Inglês.
Miguel Rosa regozijou-se com o investimento feito na central de produção de água de Ponta Preta, o que vai contribuir, na sua óptica, para garantir o fornecimento de água com regularidade e fiabilidade e com reflexo na diminuição do custo de produção.