- FAAPA ENG - https://www.faapa.info/en -

Cabo Verde vai implementar programa permanente e integrado de prevenção e monitorização sobre deportação nos EUA

Cidade da Praia, 31 Jul (Inforpress) – Cabo Verde vai implementar proximamente, por resolução, um programa permanente e integrado de prevenção, monitorização e reintegração relativo às questões de deportação nos EUA.

A informação foi avançada à Inforpress pelo embaixador do arquipélago nos Estados Unidos da América (EUA), Carlos Veiga, explicando que a iniciativa está relacionada com as medidas de prevenção que a Embaixada tem tomado para “estancar” os repatriamentos daquele país para Cabo Verde.

De acordo com o diplomata cabo-verdiano, o programa deverá envolver em Cabo Verde, o Estado, os municípios, as organizações da sociedade civil, as representações do país, as comunidades, suas associações e trabalhadores sociais cabo-verdianos nelas radicados, os Estados e municípios de residência, organizações da sociedade civil americana e até vão tentar fazer interessar os filantropos americanos para essa iniciativa.

Segundo Carlos Veiga, esta ideia foi objecto de discussão na recente reunião do Conselho de Segurança Nacional, presidido pelo primeiro-ministro, tendo sido deliberado institucionalizar e iniciar a sua implementação.

Reconheceu, entretanto, que a implementação da mesma não será obra fácil porque há que trabalhar com “mentes humanas, valores perdidos, atitudes arreigadas, culturas adquiridas em ambientes adversos”.

CD/FP