- FAAPA ENG - http://www.faapa.info/en -

Cabo verde: Preocupação do ICCA é dar ferramentas às famílias para que cuidem melhor das crianças – presidente

Cidade da Praia, 12 Set (Inforpress) – A presidente do Instituto Cabo-verdiano da Criança e do Adolescente (ICCA), Maria José Alfama, disse hoje que a “principal preocupação” da instituição é dar ferramentas às famílias para que possam cuidar melhor das crianças.

A responsável do ICCA, que falava à imprensa à margem de um seminário promovido, na Cidade da Praia, pela Associação Nacional de Apoio a Promoção da Educação Especial em Cabo Verde (ANAPEE-CV), lamenta o facto de os cabo-verdianos se retraírem perante casos de denúncias em que as crianças veem violados os seus direitos.

Em muitos casos, diz ela, as denúncias chegam “muito tarde” ao ICCA, pelo que a situação se torna mais difícil de se corrigir.

“As nossas estatísticas mostram que em termos de violação dos direitos da criança encontramos, sobretudo negligência, falta de cuidado e maus tratos”, indicou Maria José Alfama.

Neste momento, o ICCA dispõe de 15 centros, nomeadamente dois de emergência, três de acolhimento e os restantes são de protecção social e de cuidados.

LC/CP