- FAAPA ENG - https://www.faapa.info/en -

OE’2019: PAICV vai propor generalização do aumento salarial a todos os trabalhadores da administração pública

Cidade da Praia, 11 Dez (Inforpress) – O Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV, oposição) vai propor ao Governo, no debate do Orçamento 2019 na especialidade a generalização do aumento salarial aos trabalhadores da administração pública e do sector privado.

Em conferência de imprensa, na Cidade da Praia, o secretário-geral do PAICV, Julião Varela afirmou que o seu partido vai propor um conjunto de medidas no debate que arranca esta quarta-feira por considerar que o Orçamento de Estado 2019 (OE’2019) não corresponde às expectativas dos cabo-verdianos, por não responder ao problema do rendimento das famílias, é um orçamento que traz o “sufoco fiscal” às empresas, particularmente às micro e pequenas empresas e que aumenta o endividamento do país.

“Vamos propor que haja um aumento generalizado para todos os trabalhadores, tendo em conta o aumento do custo de vida , a taxa de infracção e a perda do poder de compra dos trabalhadores. Vamos também propor o aumento do rendimento dos pensionistas, não só dos pensionistas da administração pública mas também dos pensionistas do INPS”, garantiu Julião Varela.

Conforme a mesma fonte, o PAICV também vai propor a redução da carga fiscal para as empresas de 25 para 20 por cento (%), tendo em conta que o Governo prometeu reduzir a carga fiscal das empresas a um por cento ao ano, à necessidade das empresas poderem ter uma folga que lhes permitem fazer poupanças, gerar empregos e fazer investimentos.

CD/AA