GNA Global Cocoa Marketing Companies refuse to pay realistic Cocoa prices- CGCI GNA Sege Market traders unhappy with dissolution of association executives GNA Ashanti Region: ECG retrieves GHc598,666.00 from entities engaged in illegal connections GNA Keta: Physically challenged souter urges youth to embrace skills training  GNA Pre-planting season is key to crop growth – Agrihouse Foundation GNA Kwadaso onion traders evicted and relocated to new marketplace GNA GRA opens special window for taxpayers to update records GNA CAF CC: Dreams FC opens free gate for Zamalek SC second-leg encounter GNA Black Bombers to participate in international boxing tournament in New Zealand MAP President of Libyan Presidential Council’s Envoy Expresses His Country’s Thanks to HM the King for Continued Support for Libyan Cause, Calls for Reinforcing AMU

BA-Cultura: 83 escolas associações e ONG pré-selecionadas para financiamento no âmbito do programa


  28 Février      24        Arts & Cultures (1937),

   

Cidade da Praia, 28 Fev (Inforpress) – O Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas pré-seleccionou 83 escolas, associações e ONG em todo o território nacional, no âmbito da candidatura ao financiamento do programa Bolsa de Acesso à Cultura (BA-Cultura) 2022.
O programa BA-Cultura levado a cabo pelo Governo de Cabo Verde tem como propósito dar acesso, incluir e massificar o ensino das artes.
De acordo com uma nota do Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas, dos 83 pré-seleccionados, três são de Santo Antão (Porto Novo), cinco de São Vicente, dois de São Nicolau (um da Ribeira Brava e um de Tarrafal), quatro do Sal, três da Boa Vista, três do Maio, 52 da ilha de Santiago (31 da Praia, cinco de São Domingos, um de São Lourenço dos Órgãos, três de Santa Catarina, dois de Tarrafal, quatro de São Miguel, e seis de Santa Cruz), dez do Fogo (dois de São Filipe, três de Santa Catarina e cinco dos Mosteiros) e um da ilha Brava.
Segundo a mesma fonte, nesta pré-selecção as escolas apresentaram um total de 3.021 alunos bolseiros, sendo 97 de Santo Antão, 220 de São Vicente, 69 de São Nicolau, 241 do Sal, 80 da Boa Vista, 112 do Maio, 1826 de Santiago, 366 do Fogo e 10 da ilha Brava.
Destes, 1.591 são do sexo feminino, sendo 1.430 do sexo masculino.
Ficaram de fora desta selecção, avançou, os municípios do Paul e Ribeira Grande (Santo Antão) e, ainda, Ribeira Grande de Santiago e São Salvador do Mundo (Santiago), por não terem enviado nenhuma candidatura.
O Ministério da Cultura assegurou que a missão deste programa é garantir que a população com menos recursos não fique excluída da “fruição da arte” e também dar sustentabilidade às pequenas iniciativas das escolas de ensino artístico, financiando as propinas dos alunos que são de famílias com baixo poder económico, para a frequência de aulas, ateliês e workshops de pintura, dança, música e teatro.
“De Santo Antão à Brava, de concelho a concelho, comunidade a comunidade, das zonas mais acessíveis às localidades mais encravadas, podemos encontrar crianças, adolescentes e jovens a aprenderem um tipo de arte”, assinalou.
O BA Cultura tem ainda como missão formar cidadãos com sensibilidade artística e criar mercados para escolas de formação em arte. É um investimento também na família, ocupando os filhos e integrando-os na sociedade, explicou, realçando que se trata de um investimento para se ter grandes artistas nacionais.
A candidatura para mais uma fase de financiamento ao programa BA-Cultura decorreu entre Dezembro e Janeiro, tendo sido encerrada a 31 deste último mês.

Dans la même catégorie