MAP Water Management: Morocco Has Rich Experience to Share with Other Countries (FAO DG) MAP Morocco’s Army Rescues 12 Sub-Saharan Would-Be Migrants off Laâyoune MAP Moroccan Sahara: Liberia’s Constant, Positive Positions Consolidate Bilateral Ties (FM) MAP Food Security: Morocco Highlights Its Experience at ARC33 MAP Under HM the King’s Leadership, Morocco Has Significant Experience in Agriculture, Food (FAO DG) MAP Liberian Top Diplomat Hails Partnership with Morocco GNA Coach Ogum absent as irate fans storm Adako Jachie to register their displeasure GNA Rescue Para-Sports Group petitions Parliament to seek reforms  GNA European Union in Ghana to mark Europe Month with annual partnership dialogue GNA CAGD gets new Controller General

Desporto-futebol/FFGB prevê início do campeonato nacional para outubro


  30 Juillet      26        Sport (7825),

   

Bissau, 30 Jul 21 (ANG) – O Presidente da Federação de Futebol da Guiné-Bissau(FFGB), Carlos Alberto Mendes Teixeira anunciou que, a partir de agora, o campeonato nacional de futebol passará a começar no mês de Outubro.
Aquele responsável que falava esta sexta-feira numa conferência de imprensa na sede da FFGB, justificou que não é normal que o campeonato nacional começe no final do mês de dezembro ou janeiro como se verificou nos últimos tempos, e diz que isso desorganiza os clubes.

“Se queremos ser fortes, se queremos marcar o nosso espaço ou se queremos ser temidos por outros países, em termos de futebol, devemos começar a respeitar as normas e regras. A Guiné-Bissau tem as mesmas ambições que outros países que querem desenvolver o futebol. O nosso foco e a nossa prioridade é o futebol local. Nesse caso, devemos criar mecanismos para que essa modalidade possa andar”, disse.

Mendes Teixeira anunciou ainda que a Super-taça já está marcada para o dia 22 de outubro e que o sorteio para as provas do campeonato terá lugar no dia 5 de agosto.

Disse que as inscrições dos clubes vão decrrer entre 2 de agosto e 30 de setembro.

Teixeira pede a colaboração dos órgãos de comunicação social para poderem fazer chegar as mensagens para que os clubes possam cumprir esta data, acrescentando que o cumprimento da data não depende da FFGB.

“Isso não depende da Federação porque esta abertura de inscrição vai ser dada pela Confederação Africana de Futebol (CAF) através do sistema TMS que significa harmonização da inscrição de jogadores em todos os clubes”, disse.

Informou que isso é automático tal como se faz noutras partes do mundo. Quando se bate 00:01 fecha a inscrição, nesse caso, nem a Federação e nem ninguém pode fazer nada”, disse Caito.

Reconheceu que não vai ser fácil, mas diz que a FFGB tem que seguir o seu objectivo de de dar ao futebol nacional outra dfinâmica, outra estrutura, dimensão e visibilidade-

Caito Teixeira afirmou que o país corre o risco de ter uma seleção castigada e fora das competições, devido a situações tais como a não inscrição de dos clubes através desse novo sistema-

Apelou aos clubes a se inscreverem porque se não o fizessem não terão a hipótese de entrar nas competições internaciionais.

De acordo com Caito Teixeira, a direção de FFGB quer descentralizar o futebol tanto em termos de árbitros assim como de jogadores e dirigentes, acrescentando que os jogadores federados não vão poder jogar nos campeonatos de defesos.

Por sua vez, o Vice-presidente para Área de Competição, Bonifácio Malam Sanhá afirmou que o campeonato júnior e juvenil feminino vão ser organizado este ano ao nível nacional, ao contrário do ano passado, em que foram realizados apenas em Bissau.

Disse que o licenciamento vai ajudar o país , prometendo que toda a equipa que conseguir chegar ao licenciamento vai receber apoios da Federação em materiais de escritório, nesse caso, uma mesa, cadeiras, computador, impressora e mais seis meses de internet.

Dans la même catégorie