GNA Global Cocoa Marketing Companies refuse to pay realistic Cocoa prices- CGCI GNA Sege Market traders unhappy with dissolution of association executives GNA Ashanti Region: ECG retrieves GHc598,666.00 from entities engaged in illegal connections GNA Keta: Physically challenged souter urges youth to embrace skills training  GNA Pre-planting season is key to crop growth – Agrihouse Foundation GNA Kwadaso onion traders evicted and relocated to new marketplace GNA GRA opens special window for taxpayers to update records GNA CAF CC: Dreams FC opens free gate for Zamalek SC second-leg encounter GNA Black Bombers to participate in international boxing tournament in New Zealand MAP President of Libyan Presidential Council’s Envoy Expresses His Country’s Thanks to HM the King for Continued Support for Libyan Cause, Calls for Reinforcing AMU

Ensino/IP9 promove jornada universitária denominada “ Turismo Académico”


  20 Septembre      17        Innovation (5637),

   

Bissau, 20 Set 21 (ANG) – O Instituto Politécnico Nova Esperança (IP9) procedeu esta segunda-feira a abertura de uma jornada universitária denominada “Turismo Académico” sob o lema: “Turismo para o crescimento inclusivo”.

A iniciativa visa levar às diferentes comunidades académicas a noção global e a importância do desenvolvimento desse sector, a fim de potencializar a consciência nacional sobre o Turismo.

O Coordenador do curso de Turismo nessa instituição académica , Valdir da Silva, na abertura da jornada afirmou que a cultura turística no país ainda é ausente, por isso, o IP9 começou desde 2018 atividades que se inserem na promoção da cultura, turismo, eventos, mobilidade académica e investigação.

“Desde o ano passado, o IP9 já tem uma unidade de investigação científica que trabalha no domínio turístico, económico e alterações climáticas. A nossa equipa está a perceber que a formação não se limita apenas aos 4 paredes”, frisou.

Disse que nesta perspetiva decidiram organizar essa jornada para pensar e repensar o turismo guineense.

Se o governo da Guiné-Bissau, segundo Valdir da Silva, define o setor de turismo como 3º mais prioritário para o desenvolvimento económico, o Estado deve apostar não só nas infraestruturas turísticas, como também nas áreas sociais, estradas, pontes, saúde, na comunicação e segurança.

Da Silva disse acreditar que vão poder levar essa ideia às universidades e escolas que aceitaram acolher esta iniciativa não só de IP9 mas igualmente da classe académica nacional.

Adiantou que as actividades programadas vão desenrolar no quadro de uma parceria inter-universitária, entre o Instituto Nova Esperança e a Universidade do Estado de Santa Catarina, do Brasil.

Em representação do Presidente do IP9, Amadú Serifo Baldé realçou que a sua instituição sempre serviu de espaço para atividades do género, afirmando que a Guiné-Bissau é um país com potencial turístico, e que o IP9 faz parte das instituições privilegiadas para formar quadro guineenses nessa área.

“Por isso, enquanto uma instituição de formação superior, contamos com a colaboração de todos para melhor implementação deste sistema ao nível da educação nacional”, disse.

Durante sete dias vão ser abordados temas como: Impato Socioeconómico do Turismo, Turismo e Cultura: que modelo para a Guiné-Bissau?, O desenvolvimento sustentável do turismo versus Turismo de Tabanca, Guiné-Bissau, um destino ímpar:que modelos de marketing turístico para o mercado nacional e internacional? , entre outros.

O Dia Mundial do Turismo celebra-se desde 27 de Setembro de 1980 pela Organização Mundial de Turismo. Foi estabelecido pela terceira conferência da Assembleia Geral da OMT, em Torremolinos (Espanha), em setembro de 1979.

Dans la même catégorie