GNA GRA sensitises market women on tax compliance  GNA Energy, Finance Ministries must provide funding to fix energy challenges – IES GNA Construction of one-storey shopping mall to commence in Damongo GNA EU prioritises sustainable cashew production, economic growth GNA Reintroduce Fiscal Responsibility Act to tackle election budget overrun GNA Table tennis player appeals to investors to explore opportunities in the sport GNA Serene Insurance renews commitment to Accra Inter-City Homowo Marathon GNA Godwin Attram, Maxwell Konadu, three others earn national team appointments MAP CAF Confederation Cup: CAF Hands RS Berkane Victory Against USM Algiers GNA Global Cocoa Marketing Companies refuse to pay realistic Cocoa prices- CGCI

Futebol/Fogo: Mosteiros e Santa Catarina do Fogo acolhem acções de formação de árbitros


  2 Février      37        Sport (7841),

   

São Filipe, 02 Fev (Inforpress) – Duas acções de formação de novos árbitros de futebol iniciam-se esta semana nos municípios dos Mosteiros e de Santa Catarina do Fogo, contando, no global, com mais de seis dezenas de participantes.
As acções de formação são organizadas pelas câmaras dos Mosteiros e de Santa Catarina do Fogo, em parceria com o Conselho Regional de Arbitragem.
Nos Mosteiros, a abertura da formação, que conta com a inscrição de 27 jovens, está programada para a tarde de quinta-feira, 03, e será presidida pelo presidente da uatarquia, Fábio Vieira.
No município de Santa Catarina do Fogo, que conta com 34 inscritos, o início da formação está sendo articulado entre o vereador do Desporto e o presidente do Conselho Regional de Arbitragem.
A autarquia dos Mosteiros, em nota de imprensa, salientou que esta formação “é uma de muitas actividades” inscritas no plano de actividades do pelouro do Desporto para 2022, sendo “uma das prioridades” da vereação para este primeiro trimestre do ano.
Com esta acção, a câmara pretende reforçar a bolsa de árbitros de futebol no concelho, para dar suporte às competições amadoras promovidas pela autarquia e para criar oportunidades aos jovens mosteirenses que pretendam seguir carreira neste domínio, capacitando-os para competições federadas realizadas dentro e fora da ilha.
O presidente do Conselho Regional de Arbitragem, Jorge Pedro Barros, disse à Inforpress que o município dos Mosteiros conta neste momento com seis árbitros de futebol, sendo três principais e três assistentes.
Os outros dois municípios contam com 20 árbitros, sendo 12 no município de São Filipe e oito em Santa Catarina do Fogo, sublinhando que os 26 árbitros inscritos no conselho de arbitragem não são suficientes para os jogos dos campeonatos regionais do primeiro e segundo escalões.
Semanalmente são realizados 11 jogos do futebol, sendo cinco do primeiro escalão e seis do segundo escalão, sendo que para cada partida são necessários quatro árbitros, ou seja, um principal, dois assistentes e quarto árbitro.
A formação tem a duração de 17 dias e os novos árbitros serão enquadrados na categoria de estagiários, passando depois para regional, podendo ascender a nacional e internacional.
Neste momento, a ilha conta com vários árbitros nacionais e dois internacionais, neste caso duas mulheres.
JR/AA
Inforpress/Fim

Dans la même catégorie