GNA GRA sensitises market women on tax compliance  GNA Energy, Finance Ministries must provide funding to fix energy challenges – IES GNA Construction of one-storey shopping mall to commence in Damongo GNA EU prioritises sustainable cashew production, economic growth GNA Reintroduce Fiscal Responsibility Act to tackle election budget overrun GNA Table tennis player appeals to investors to explore opportunities in the sport GNA Serene Insurance renews commitment to Accra Inter-City Homowo Marathon GNA Godwin Attram, Maxwell Konadu, three others earn national team appointments MAP CAF Confederation Cup: CAF Hands RS Berkane Victory Against USM Algiers GNA Global Cocoa Marketing Companies refuse to pay realistic Cocoa prices- CGCI

Ministério da Educação entrega materiais didácticos no âmbito do projecto ADAPTaRES para incentivar o uso consciente da água


  11 Octobre      18        Innovation (5637),

   

Cidade da Praia, 11 Out (Inforpress) – O Ministério da Educação (ME), através da Direcção Nacional, entregou hoje um conjunto de materiais didácticos que permitirá trabalhar as mudanças climáticas e o uso eficiente da água nas escolas do país.
Em declarações aos jornalistas hoje, na Praia, a directora nacional da Educação, Eleonora Sousa, realçou que a entrega dos materiais didácticos à direcção nacional se enquadra dentro de um conjunto de projectos que o ME desenvolve em parceria com a rádio ECA, das Canárias.
“São materiais para uso educacional tanto para jovens como adultos, é uma forma de ter um suporte pedagógico ao desenvolvimento de conteúdos que já estão no currículo sobre as mudanças climáticas e o uso eficiente da água. E uma chamada de atenção para uma gestão mais consciente deste recurso muito importante para o mundo”, disse.
Segundo Gilberto Mortel, coordenador do instituto tecnológico de Canárias, e coordenador do projecto ADAPTaRES, o objectivo geral do projecto é promover a adaptação às mudanças climáticas, a prevenção e garantia de resiliência face aos riscos específicos como a seca, através da promoção adequada do uso eficiente da água e sua reutilização na Macaronésia.
“É um projecto de cooperação entre as regiões das Canárias, Madeira e Cabo Verde, para tratar uma problemática comum que é o problema das mudanças climáticas afecto ao sector da água e agricultura. Um problema comum, mas cada realidade é diferente, então os materiais têm uma parte de cada região para que cada região ou pessoa possa se identificar com o material”, descreveu.
Gilberto Martel destaca que os materiais vão desde jogos, banda desenhada e desenhos animados disponíveis na internet, materiais educativos, fixas didácticas e jogo de mesas. Tudo bem alinhado, para que cada criança, cada professor que venha a usar este material possa usar em qualquer região, tanto em Madeira, Canárias, como as ilhas de Cabo Verde.
“Em parceria com várias instituições como Águas de Santiago, a Uni-CV, estamos a aproveitar para aplicar e incentivar o tratamento e reaproveitamento das águas residuais e não só. Já estamos com experimentos em Santa Catarina e Santa Cruz para poder passar os experimentos aos agricultores locais e a população geral”, acrescentou.

Dans la même catégorie