GNA Time for Ghana to have a binding debt regime- Adongo GNA Bank of Ghana appoints Advisor for Universal Merchant Bank effective March 25 GNA Ghanaian businesses urged to be cautious of AI challenges GNA Second Session of Ghana-Kenya Permanent Joint Commission for Cooperation begins GNA CARE International graduates farmers under PROSPER project GNA GRA applauds Commissioner-General as he bows out of office GNA Farmers in Upper East bemoan poor patronage of local rice GNA Ave Crocodile Resort reopens to public GNA The private sector must play a pivotal role in Africa’s development- Mr Elumelu GNA COCOBOD Administrator commends women’s contributions to industry 

Pescas/Ministério redefine estratégias para melhor controlo das capturas do pescado


  9 Avril      40        Environment (3677),

   

Bissau,09 Abr.21(ANG) – O Ministério das Pescas, através do Centro de Investigação e Pesquisa Agrária(CIPA), promoveu hoje um ateliê visando a definição de estratégias com vista a implementação da Total Admissível Captura(TAC) do pescado.

Ao presidir a cerimónia de abertura do evento, o ministro das Pescas, disse que a implementação
do referido plano constituirá um dos indicadores de gestão durável dos recursos pesqueiros na Guiné-Bissau.

Malam Sambu afirmou que a criação do primeiro grupo de trabalho designado de Comité Científico Conjunto com a União Europeia, é um exemplo entre vários outros, que demonstra o empenho do Ministério das Pescas, junto a cada um dos seus parceiros de desenvolvimento, para responder às preocupações relativas a evolução do estado dos recursos pesqueiros.

“A pesca na Guiné-Bissau contribui para o equilíbrio da balança económica do país e para a melhoria das condições de vidas das populações. Os recursos pesqueiros são explorados, na sua maioria, por frotas estrangeiras e como consequência, toda a actividade da frota industrial e artesanal é offshore, com impactos pouco significativos ao nível interno”, explicou o governante.

Malam Sambu disse que, neste contexto, apresenta-se a necessidade de adequar a capacidade das frotas industriais às reais possiblidades de pesca reveladas pelas diversas acções de investigação ciêntítifica realizadas na Zona Económica Exclusiva do país.

disse que o indicador da Tonelagem de Arqueação Bruta(TAB) não circunscreve, claramente, as quantidades e as qualidades capturadas pelos navios industriais durante as operações de pesca.

Adiantou que, a capacidade volúmica dos navios pode situar-se para além da quantidade de recursos de que dispõe, na realidade, a Guiné-Bissau.

Por isso, o ministro das Pescas sublinhou que a implementação do Total Admissível das Capturas permitiria aliviar o impacto do esforço de pesca sobre os recursos haliêuticos, sobretudo os stocks comercialmente explorados.

Para o Director-geral do Centro de Investigação Pesqueira Aplicada(CIPA), o plano denominado Total Admissível das Capturas(TAC), é um mecanismo de gestão, cuja implementação se prevê para breve, de forma a que os navios que operam nas águas territoriais do país, passassem a pagar as licenças mediante as quantidades de pescados capturados.

Jeremias Francisco Enchama explicou que essa medida vai acabar com as práticas antigas, em que os agenciadores dos navios tomam licenças e pescam a quantidade que quiserem e vão se embora.

Segundo Enchama, o grupo de trabalho criado no âmbito do ateliê vai trabalhar na definição dos preços por cada captura de espécies de peixe.

Dans la même catégorie