GNA Tamale to host first competition of 2024 GNPC Ghana Fastest Human GNA Ghana’s Futsal AFCON campaign ends with three defeats GNA Sierra Leonean President to Open 2024 International Conference of ECOWAS Court GNA Finance Minister leads Ghana’s delegation to World/ IMF Spring meetings GNA PURC orders ECG to pay GHS446m to cash waterfall beneficiaries by end of April GNA GPHA commissions, names four new marine crafts after former captains, managers GNA HD PLUS Ghana shifts from subscription-based platform to free-to-air GNA GHS5.8m regulatory sanction can render ECG counter-productive – PURC GNA $360 million IMF bailout not enough for Ghana – Expert GNA Ghana, Germany strengthen economic ties with focus on automotive sector, 1D1F

PR Angolano vai condecorar Putin com Ordem Agostinho Neto na visita à Russia


  1 Avril      14        Coopération (1171), Photos (3948), Politics (18665),

   

Bissau, 01 Abr 19 (ANG) – João Lourenço começa hoje, segunda-feira uma visita oficial de quatro dias à Rússia, estando previsto um « intenso programa ». Putin será condecorado na quarta-feira, no próprio Kremlin.

O Presidente angolano parte na segunda-feira para Moscovo para uma visita oficial de quatro dias à Rússia, a convite do homólogo russo, que será condecorado quarta-feira, no próprio Kremlin, com a Ordem Agostinho Neto, indica este domingo uma nota oficial.

Em comunicado, a Casa Civil do Presidente de Angola adianta que João Lourenço irá cumprir um « intenso programa », que inclui um encontro com Vladimir Putin e conversações ao mais alto nível entre delegações dos dois países, com o objetivo de alargar a cooperação bilateral

Segundo o documento, que não adianta as áreas e setores em discussão, João Lourenço, que visita a Rússia pela primeira vez enquanto chefe de Estado, irá também discursar perante os deputados no parlamento russo e participará num fórum com empresários dos dois países.

Há a expectativa da ampliação dos horizontes de investimento num e noutro mercado », lê-se no comunicado, que indica ainda que no programa oficial consta uma vertente cultural, com a delegação oficial angolana a assistir a um espetáculo no teatro Bolshoi, em Moscovo.

Na capital russa está já, desde sábado, o chefe da diplomacia angolana, Manuel Augusto, a preparar a visita de João Lourenço, tal como indicou em comunicado o Ministério das Relações Exteriores (MIREX) de Angola.

No documento é salientado que as « relações privilegiadas » entre Angola e Rússia conheceram o seu « ponto alto » em 1976, altura em que Moscovo (então capital da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas Socialistas – URSS – entretanto extinta) e Luanda assinaram o Tratado de Amizade e Cooperação.

De 1976 até aos dias que correm, as relações entre os dois países passaram por diferentes etapas de cooperação, sendo atualmente mais significativas nos setores da Energia, Geologia e Minas, Ensino Superior, Formação de Quadros, Defesa, Interior, Telecomunicações e Tecnologias de Informação, Pescas, Transportes, Finanças e Banca », lê-se no comunicado.

O MIREX estima que cerca de 1.000 cidadãos russos residem em Angola, dando indicações de pelo menos 1.500 angolanos a viver na Rússia.

No comunicado é recordado que, a 05 de março de 2018, esteve em Luanda o ministro dos Negócios Estrangeiros da Federação Russa, Serguei Lavrov, altura em que « foram reforçados os laços de amizade e cooperação ».

Já este mês, o MIREX angolano esteve em Moscovo, depois de participar numa reunião sobre direitos humanos em Genebra. ANG/Lusa

Dans la même catégorie