MAP Agriculture: Cabo Verde Determined to Consolidate Cooperation with Morocco (Cabo Verdean Minister) MAP Agriculture/Irrigation: Congo Aspires to Benefit from Moroccan Experience (Congolese Minister) MAP Comorian Agriculture Minister Praises Morocco’s Booming Agricultural Sector MAP Morocco, Guinea-Bissau Discuss Means to Promote Agricultural Cooperation MAP Madagascar Keen to Benefit from Moroccan Experience in Oceanography (Madagascan Minister) MAP Mali’s Minister of Agriculture Hails Morocco’s Progress in Water and Dam Management MAP AFCON Futsal (Semi-final): Morocco Trash Libya (6-0), Qualify for World Cup GNA Accra successfully ends 2023 World Book Capital, prepares to handover title to Strasbourg GNA Teachers seeking study leave with pay should secure bank guarantees – PAC GNA Ghana takes ‘a bitter pill’ to attract investment for energy sector sustainability

Rádio Comunitária Voz di Ponta d´Agua tem contribuído para a promoção de valores sociais e desenvolvimento das comunidades – coordenadora


  13 Février      15        Media (1875),

   

Cidade da Praia, 13 Fev (Inforpress) – A coordenadora da Rádio Comunitária Voz di Ponta d´Agua (RCVPA) destacou hoje o “forte contributo” que a estação emissora tem dado na promoção de valores e no desenvolvimento das comunidades mais desfavorecidas da cidade da Praia.
Em declarações à Inforpress, no âmbito do dia Mundial da Rádio, que se assinala hoje, a coordenadora da Rádio Comunitária Voz Ponta d´Agua (RCVPA), na cidade da Praia, Antonieta Moreira, salientou a importância dessa data, defendendo a necessidade de as acções de comemoração serem cada vez mais acções que dêem “vez e voz” às pessoas nas suas comunidades.
A Rádio comunitária Voz di Ponta d´Agua, de acordo com a coordenadora, criada em 2003 e dentro das suas limitações de sustentabilidade tem feito o possível para cumprir a sua missão e proporcionar às comunidades integradas um serviço público de qualidade.
Destacou, neste sentido, o contributo da mesma, através da sua grelha de programação na promoção de valores sociais e no desenvolvimento das comunidades mais desfavorecidas, que por sua vez têm estado cada vez mais próximas e bem informadas.
“Temos uma parceria com o Movimento Jovens Unidos pela Paz, onde temos estado a produzir programas voltadas para a questão da promoção da paz social e não-violência, e temos notado a influência que isso tem tido nas nossas comunidades e destacamos, por exemplo, o seu impacto positivo na comunidade de Safende, que antes era um bairro problemático, mas hoje tem sido um bairro de exemplo na promoção da paz”, referiu.
Frisou, entretanto, que o maior constrangimento da RCVPA continua a ser a sustentabilidade financeira, uma realidade que, realçou, não tem permitido alcançar outros patamares de funcionamento e conseguir reter técnicos que, por falta de alternativas, têm procurado emprego noutras paragens.
Destacou o apoio disponibilizado pelo Governo na melhorias do funcionamento das rádios comunitárias no país de uma forma geral, apontando, contudo, que o mesmo não é suficiente para cobrir todas as despesas, isto tendo em conta que o orçamento da RCVPA ronda os dois mil contos.
“No ano passado, o Governo colocou à nossa disposição um valor de 250 mil escudos, é claro que isso é uma ajuda para nós, mas esse valor não é suficiente para uma rádio que está presente na sua comunidade e que dá vez e voz às pessoas, leva informação”, disse, propondo a criação de espaço de debate sobre os desafios e o futuro das rádios comunitárias.
Defendeu, ainda, um olhar especial às rádios comunitárias enquanto veículo de comunicação importante, apelando, neste contexto, às entidades responsáveis a continuarem a trabalhar na criação de condições, visando garantir a consolidação da democracia e o desenvolvimento do país.
O Dia Mundial do Rádio é comemorado a 13 de Fevereiro, em homenagem à primeira emissão de um programa da United Nations Radio (Rádio das Nações Unidas), em 1946. A transmissão do programa foi em simultâneo para um grupo de seis países.
A data foi criada e oficializada em 2011, pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO). O primeiro Dia Mundial do Rádio foi celebrado apenas em 2012.

Dans la même catégorie