GNA Ghanaian businesses urged to be cautious of AI challenges GNA Second Session of Ghana-Kenya Permanent Joint Commission for Cooperation begins GNA CARE International graduates farmers under PROSPER project GNA GRA applauds Commissioner-General as he bows out of office GNA Farmers in Upper East bemoan poor patronage of local rice GNA Ave Crocodile Resort reopens to public GNA The private sector must play a pivotal role in Africa’s development- Mr Elumelu GNA COCOBOD Administrator commends women’s contributions to industry  MAP HM the King, Commander of the Faithful, Chairs Fourth Religious Lecture of Ramadan 1445 AH GNA Atlantic Lithium Limited is in the process of being listed on the stock exchange-GSE

São Vicente: Rádio Nova em mudança passa a ter programação com 90% de conteúdos de fé católica


  15 Mai      76        Media (1875),

   

Mindelo, 15 Mai (Inforpress) – A Rádio Nova, sediada em São Vicente, passará a designar-se Rádio Nova de Maria, a partir de Janeiro de 2020, numa “onda de mudanças” que abarca a programação, que passará a ter 90% de conteúdos de fé católica.
Ainda propriedade dos Irmãos Capuchinhos de Cabo Verde, a primeira rádio privada de Cabo Verde, fundada em Dezembro de 1992, passou a ser dirigida, desde a passada terça-feira, 13, pelo frei Valter de Pina, que substituiu Antónia Santos no cargo.
Em entrevista à Inforpress, no Mindelo, o novo director da rádio anunciou que “vai mudar muita coisa”, porque, em primeiro lugar, indicou, de rádio generalista, a Rádio Nova passará para uma rádio confessional, com conteúdos “na sua esmagadora maioria” de fé católica.
“Contámos apresentar muitas orações, com 30 por cento (%) da programação futura dedicada exclusivamente à parte litúrgica, celebrativa (missas e rosário), mais 30% dedicados à formação em conteúdos da fé cristã, outros 30% sobre a formação humana (social, ambiente e cidadania) e os restantes 10% a notícias, música e entretenimento”, concretizou a mesma fonte, que anunciou que a Rádio Nova de Maria passará a ter um estúdio na Cidade da Praia (Santiago).
“Como vê muda tudo, mas tem de ser assim para não se perder a estação emissora, e muda também a nossa maneira de entender a rádio, pois em Cabo Verde não estamos habituados com uma rádio confessional”, reforçou frei Valter de Pina, para quem a situação actual “era insustentável”.
Como lembrou, a Rádio Nova foi fundada com o objectivo de anunciar a palavra de Deus e promover os valores cristãos e, a nível humano, promover o povo de Cabo Verde, objectivo que foi cumprido “por muito anos, graças aos apoios que vinham da Itália”.
Contudo, assinalou, devido à crise financeira mundial, a qualidade da rádio “desceu muito consideravelmente”, já não tem correspondentes nas ilhas, os meios técnicos da rádio “estão obsoletos” e a qualidade do sinal “diminuiu bastante”, com a rádio, neste momento, a “não chegar a todos os pontos de Cabo Verde”.
Feito o diagnóstico, havia que contornar a situação, segundo a mesma fonte, que procurou parcerias, sendo uma das vias através das duas dioceses de Cabo Verde, “mas não foi possível”, e a outra, posteriormente, quando se aventou a possibilidade de uma parceria com a Rádio Canção Nova, do Brasil, que também “não foi avante”.
“A única porta que ficou aberta foi a Rádio Maria Internacional, sediada em Itália, mas com presença em mais de 80 países, só em África são 17 rádios”, declarou frei Valter de Pina, uma rádio católica, ou seja confessional para a evangelização, explicou.
Então, após um diálogo, contou a mesma fonte, a Rádio Maria Internacional mostrou interesse na parceria, e a Rádio Nova também, porque se trata de “uma mais-valia”, já que vai ao encontro do objectivo inicial da rádio.

Dans la même catégorie