GNA Road Safety: Stakeholders, pedestrians call for construction of footbridge at Lapaz GNA GNFS honours 17 firewomen for their outstanding performances GNA Ghanaians must speak up against corruption – MFWA GNA The Party Train whistles through Tema and Accra on 17 June GNA Bofoakwa Tano receives heroes welcome on return to Sunyani NAN CSO to monitor Nigerian Hajj officials in Saudi Arabia GNA Morocco King Inaugurates Rabat-Salé-Kenitra’s CMC; New Generation Vocational Training Facility GNA USA lines up international friendly with Ghana in October GNA Israel Economic and Trade Mission discuss agricultural opportunities with sector players

Saúde/FNUAP doa materiais à Maternidade do Hospital Nacional Simão Mendes


  1 Septembre      2        LeaderShip Feminin (11285),

   

 

Bissau 01 Set. 21 (ANG) – O Fundo das Nações Unidas para a População (FNUAP),doou terça-feira sete aparelhos de ar-condicionado para os serviços do Bloco Operatório e de Neonatologia da Maternidade do Hospital Nacional Simão Mendes(HNSM).

Ao usar da palavra no acto de entrega dos respectivos aparelhos, o Secretário-geral do Ministério de Saúde Cletche Na Isna frisou que o Sistema Nacional de saúde guineense está carente em todas as latitudes ou seja precisa de tudo, desde recursos humanos, infra-estruturas e de materiais de trabalho, pelo que cada oferta recebida deve ser tratada com muita sensibilidade e usada de uma forma correcta com a finalidade de servir a população.

O governante agradeceu ao FNUAP e aconselhou a Direcção do HNSM a fazer um bom uso dos materiais doados.

Por seu turno, o representante do Fundo das Nações Unidas para a População Cheikh Fall , disse que o HNSM merece mais apoios do género, por ser o principal e de referência nacional, e que presta serviços para as regiões sanitárias do Sector Autónomo de Bissau, Biombo e de Bolama Bijágos devido a ausencia de hospitais regionais nessas localidades.

Por isso, segundo ele, investir no HNSM é uma aposta na qualidade dos serviços obstétrico e neonatal de urgência, com consequente na redução da mortalidade evitável na Guiné-Bissau.

“Hoje entregamos estes sete aparelhos de ar-condicionado e de seguida a sua montagem ,manutenção, e vamos reforçar capacidade do pessoal da maternidade com vista a melhoria das condições de trabalho e prestações de cuidados”, disse.

Acrescentou que o evento tem grande importância para a Politica Nacional da Saúde Reprodutiva, Materna –neonaltal , Infantil e de Adolescentes (SRMNIA) 2019-2024.

Fall vincou que o escritório da organização no país tem apoiado a Guiné-Bissau no seu desafio de desenvolvimento sanitário, na elaboração dos principais documentos de políticas nacionais, na aquisição e distribuição dos insumos e produtos de saúde reprodutiva ,planeamento familiar ,nas campanhas das fístulas obstétrica ,assim como em equipamentos de saúde.

“Hoje como no passado ,e para o futuro a aposta foi, é e será sempre uma gravidez desejada ,um parto seguro como prioridade da nossa cooperação e assistência ao Governo da Guiné-Bissau”, afirmou Cheikh Fall

Dans la même catégorie