GNA Global Cocoa Marketing Companies refuse to pay realistic Cocoa prices- CGCI GNA Sege Market traders unhappy with dissolution of association executives GNA Ashanti Region: ECG retrieves GHc598,666.00 from entities engaged in illegal connections GNA Keta: Physically challenged souter urges youth to embrace skills training  GNA Pre-planting season is key to crop growth – Agrihouse Foundation GNA Kwadaso onion traders evicted and relocated to new marketplace GNA GRA opens special window for taxpayers to update records GNA CAF CC: Dreams FC opens free gate for Zamalek SC second-leg encounter GNA Black Bombers to participate in international boxing tournament in New Zealand MAP President of Libyan Presidential Council’s Envoy Expresses His Country’s Thanks to HM the King for Continued Support for Libyan Cause, Calls for Reinforcing AMU

Solmi capacita 80 mães cuidadoras de crianças e jovens com deficiências neurológicas


  17 Août      16        Innovation (5637),

   

Cidade da Praia, 17 Ago (Inforpress) – Associação de Apoio às Iniciativas de Auto-promoção (Solmi) deu início segunda-feira, na Praia, a uma acção de formação em empreendedorismo e gestão de pequenos negócios, visando capacitar 80 mães cuidadoras de crianças e jovens com deficiências neurológicas.

O curso, que decorre nos dias 16 e 17 do corrente, está inserido no 4º eixo de intervenção “actividades de empreendedorismo para cuidadores directos” do projecto “Promoção da Inclusão de Crianças e Jovens Portadores de Deficiências Neurológicas”, financiado pela União Europeia e Cooperação Portuguesa, em cerca de 80 mil contos.

Segundo o coordenador local do projecto, Mário Moniz, a formação visa capacitar e apoiar 80 cuidadores directos a adquirirem competências em matéria de gestão de pequenos negócios e a abraçar uma actividade geradora de rendimento em casa que lhes permita trabalhar e terem disponibilidade de tempo para poderem acompanhar os seus filhos.

“Acreditamos que com o aumento de rendimento por parte da família, é mais um passo no processo de inclusão de crianças e jovens”, avançou.

Mário Moniz indicou que o projecto prevê ainda o reforço das acções da Federação Cabo-verdiana de Associações de Pessoas com Deficiência (FECAD) e associações membros que trabalham directamente com jovens e crianças neurológicas, com formações para fisioterapeutas na área de neurologia e reforço da capacidade do centro em termos de equipamentos.

No âmbito deste projecto, assegurou que as associações que trabalham directamente com pessoas com deficiências vão beneficiar de um apoio de cerca de 1.600 contos para o reforço das acções junto de crianças e jovens portadoras desta doença.

Mário Moniz considerou que esta acção de formação vai contribuir ainda mais para promover a integração e inclusão de crianças e jovens com deficiência neurológica.

Iniciado em Setembro de 2020, o projecto que termina em 2023, propõe promover a integração e inclusão de crianças e jovens portadores de deficiências neurológicas definindo quatro eixos de intervenção.

O primeiro eixo é “Accão nacional de sensibilização da sociedade civil”, o segundo “Coerências das políticas públicas e concretização do enquadramento necessário à sustentabilidade dos cuidados”, o terceiro “Actividade de reforço das associações junto das crianças e jovens com deficiências neurológicas, para maior autonomia destes e das famílias” e o quarto “Actividades de empreendedorismo para cuidadores directos”.

O projecto é implementado pela Solmi, em parceria com o Instituto Marquês de Valle Flôr e a Federação Cabo-verdiana de Associações de Pessoas com Deficiência.

Dans la même catégorie