AGP Mamou-Justice : 42 manifestants présumés dont 06 filles jugés au TPI AGP Guinée – Justice : Des jeunes avocats en formation sur le professionnalisme AGP Sport/Handball: le president sortant reconduit pour un mandat de 4 ans AGP Pita/Tournoi de football: L’équipe de Dalaba qualifiée pour la 2ème phase GNA Donating blood does not affect one’s health – Expert GNA TMA observes World Mental Health Day GNA Mineworkers Union honours former President Rawlings GNA IGP sends high-powered delegation to console Adomfe Community GNA MoFA allays fears of food crises due to floods GNA Huawei holds first App Developers Day

Marrocos apresenta-se com vila artística na Bienal


  20 Septembre      15        Culture (436),

   

Luanda, 20 de Setembro (ANGOP) – Uma vila artística com referência das tradições e ilustrações do património artesanal marroquino foi, oficialmente, inaugurada quinta-feira (19), no quadro da Bienal de Luanda – Fórum Pan-Africano para a Cultura da Paz, que decorre na capital angolana desde quarta-feira (18).

O espaço montado na Marginal de Luanda projecta a imagem do Reino de Marrocos virada para o futuro, mantendo-se ancorado às raízes especificamente africanas. São ainda visíveis as demonstrações artísticas da culinária e a troca de ideias numa tela que alimenta e nutre a cultura daquele país do Magreb.

No pavilhão está igualmente exposto a obra da Casa do Artesão, agência marroquina encarregue da preservação e da promoção do património ancestral e que colabora com a UNESCO na preservação de profissões artesanais.

A Casa do Artesão divulga a riqueza e a criatividade dos artistas marroquinos, através das exposições similares pelo mundo e nas prestigiadas galerias, designadamente La Fayette, em Paris (França), Harrods, em Londres (Reino Unido), e Kadewe, em Berlim (Alemanha).

Além da degustação da culinária marroquina e da música, os participantes do Festival de Culturas terão a oportunidade de apreciar e descobrir a beleza do “caftan” durante o desfile de moda da estilista Samira Haddouchi.

A propósito, a embaixadora de Marrocos, Saadia El Alaoui, disse que aspira que esta cultura de paz possa revestir-se de múltiplas formas, nomeadamente nos valores, sistemas de pensamentos, espiritualidade, expressões culturais e artísticas.

Dans la même catégorie