- FAAPA FR - https://www.faapa.info -

Arlindo Mendes lança livro “Ritual de Apanha de Espírito em Santiago de Cabo Verde”

Praia, 14 Set (Inforpress) – O escritor cabo-verdiano Arlindo Mendes lança hoje, na Livraria Pedro Cardoso, o livro “Ritual de Apanha de Espírito em Santiago de Cabo Verde”, obra que será apresentada pelo artista Gil Moreira e pelo professor Adilson Semedo.

Segundo uma nota da Livraria Pedro Cardoso, que detém a chancela da obra, o livro tem como um dos propósitos compreender os contornos que envolvem o ritual de “apanha de espírito”, no seu sentido simbólico, no quadro dos rituais mortuários e no universo sociocultural santiaguense.

O livro pretende “contribuir para a identificação, catalogação, conhecimento, promoção e valorização dos aspectos basilares das crenças ligadas às práticas funerárias e aos seus reflexos na vida familiar e à quotidianidade dos actores rituais santiaguenses,” lê-se no documento.

Com este ensaio, pretende-se ainda “alumiar” a importância da história oral, evidenciar as tradições e resgatar os valores e as manifestações culturais, transmitidas oral ou gestualmente, de geração em geração, a fim de contribuir para a promoção da memória colectiva e preservação dos traços identitários.