- FAAPA FR - https://www.faapa.info -

Compositor da emblemática melodia “I feel free in Algerie” outorga o original a Solange Cesarovna

Cidade da Praia, 05 Dez. (Inforpress) – A cantora Solange Cesarovna, referenciada pela crítica como a nova rainha da morna, detém o original da gravação da mítica música “I feel free in Algerie”, ofertada pelo renomado autor que a criou em 1972 para a inconfundível Miriam Makeba.
Esta dádiva do original do “I feel free in Algerie”, (Eu me sinto livre em Argélia) foi formalizada em Argélia pelo músico e compositor Lamine Bechici, durante um dos dois concertos desta artista cabo-verdiana neste território da Magrebe, onde deverá regressar em Fevereiro de 2019, para interpretar aquela música em árabe.
“Eu me senti completamente emocionada, porque não estava à espera e aquele momento tocou-me imensamente. Sinto a emoção até agora”, sintetizou Cesarovna, ao relatar a forma como este categorizado compositor entregou-lhe esta verdadeira esta obra-prima, mal ela tinha terminado a sua actuação
Em relação ao espectáculo, cuja banda foi liderada pelo maestro Manuel de Candinho, Solange disse ter sido momento de partilha da música de Cabo Verde, e que teve a morna como seu prato principal, sem descurar a presença de outros géneros da música tradicional destas ilhas e de músicas emblemáticas desta cantora sul-africana que marcou a sua geração, a Miriam Makeba.
SR/JMV