- FAAPA FR - https://www.faapa.info -

São Nicolau: Semana da Ciência e Tecnologia oferece diversas actividades a alunos e ao público em geral

Praia, 26 Nov (Inforpress) – O Liceu Pedro Corsino de Azevedo, no Tarrafal, promove, de segunda a sábado, a Semana da Ciência e Tecnologia com visitas a laboratórios, exposições, palestras e diversas actividades experimentais a alunos e ao público em geral.

O evento anual é realizado por grupos disciplinares de Físico-Química, Ciências Naturais, Ciência da Terra e da Vida, Biologia e Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) com o objectivo de possibilitar a visualização, pesquisa e discussão de experimentos de diversas áreas da ciência.

A coordenadora da disciplina de Física e Química, Eidi Monteiro, explicou à Inforpress que esta iniciativa, que já se tornou numa “cultura” da escola, além de promover a ciência, permite a alunos ampliar o horizonte científico bem como partilhar de experiências não observadas em sala de aula, despertando sua curiosidade.

A actividade arrancou com uma exposição de materiais, equipamentos de ciência, física e química, electricidade e robótica (com trabalhos produzidos pelos alunos do curso de robótica no âmbito do projecto Weblab).

Temas como “Uso responsável da utilização dos equipamentos informáticos e Internet seguro”, “tratamento do lixo” enformam o conteúdo das sessões de palestras de sensibilização que serão ministradas nos próximos dias.

Realização de experimentos científicos será outro espaço em que poderão partilhar de experiências práticas, despertar de interesse e curiosidade científico.

Esta semana servirá, igualmente, para apresentação do portal Weblab, informar aos alunos sobre os cursos futuros na área de robótica e como podem se inscrever.

A organização chama atenção para o concurso de robótica que terá lugar na sexta-feira, 29, no auditório, e desafia alunos do 7º aos 12º anos de escolaridade, numa competição saudável, a criar e montar máquinas com alguma inteligência.