APS SÉNÉGAL–POLITIQUE–DIPLOMATIE / Un universitaire explique les dessous de la diplomatie de bon voisinage prônée par Dakar APS SENEGAL-AFRIQUE-DIPLOMATIE / A Banjul, Bassirou Diomaye Faye ”sera accueilli comme il se doit”, assure un officiel gambien APS SENEGAL-SIERRALEONE-COOPERATION / Le vice-président de la Sierra Leone reçu en audience par Bassirou Diomaye Faye APS SENEGAL-AFRIQUE-SOCIETE / Dakar et Banjul invités ‘’à jouer un rôle pilote’’ dans le processus d’intégration sous-régionale APS SENEGAL-LITTERATURE / L’Harmattan Sénégal présente deux ouvrages sur le blanchiment de capitaux dans l’UEMOA, samedi APS SENEGAL-AFRIQUE-CINEMA / Un expert salue la solidarité féminine mise en avant dans certains films pour sensibiliser sur le réchauffement climatique MAP CAN de futsal (demi-finale) : Le Maroc en finale et en Coupe du monde après sa victoire face à la Libye (6-0) MAP CAN de futsal (demi-finale): Le Maroc évince la Libye (6 – 0) se qualifie pour le Mondial MAP Le ministre malien de l’Agriculture salue les progrès du Maroc en matière de gestion d’eau et de barrages MAP Océanographie: Madagascar souhaite tirer profit de l’expérience marocaine (ministre malgache)

Plataforma dos partidos políticos sem assento parlamentar formaliza apoio ao Sissoco Embalob


  13 Décembre      34        Politique (25317),

 

Bissau,13 dez 19(ANG) – Os partidos políticos sem assento parlamentar e outras personalidades vão apoiar o candidato Úmaro Sissoco Embalo na segunda volta das eleições presidenciais agendada para 29 do corrente mês, cuja a campanha arranca hoje.

Em nome dos referidos partidos, Ibraima Djaló e Fernando Vaz, de um lado e Umaro Sissoco Embalo, o candidato, assinaram quinta-feira um acordo político para o efeito.

Nos termos do referido acordo, a plataforma dos partidos políticos se obriga a desenvolver acções de campanha política de apoio a favor de Umaro Sissoco Embalo, mobilizando o eleitorado a votar no candidato , sob a orientação e a coordenação da directoria nacional da campanha deste.

“Os partidos políticos e as personalidades pretendem funcionar como estruturas independentes a favor do candidato e caso seja necessário coordenar as suas actividades com a diretoria nacional da campanha e de outras organizações de apoio”, refere o texto de acordo.

Por seu lado, o candidato se compromete a colocar a disposição da plataforma e de personalidades meios materiais e financeiros necessários para realização da campanha eleitoral.

Em caso de vitória, as partes se comprometem a promover acções conjuntas visando a concórdia e unidade nacional, e criação de um clima de paz, estabilidade, que consideram elementos indispensáveis para o bom desempenho das funções de Presidente da República.

Na ocasião, o candidato suportado pelo Movimento para Alternância Democrática MADEM-G15, Umaro Sissoco Embalo disse que será o próximo Presidente da República da Guiné-Bissau.

Justificou a sua afirmação apontando os apoios que tem recebido, quer dos candidatos derrotados na primeira volta,nomeadamente Nuno Gomes Nabiam, Carlos Gomes Júnior, o presidente cessante José Mário Vaz, e de outras formações politicas sem assento no hemiciclo guineense.

Embalo disse qu,e se for eleito no próximo dia 29, irá trabalhar para a unificação ou seja manter a unidade entre os guineense e que nunca vai promover o divisão na sociedade guineense como se tem dito.

“Serei aquele Presidente que obriga ao governo a proceder ao pagamento de quotas do país em todas as organizações em que fazemos parte”, prometeu o candidato.

Por outro lado, Umaro Embalo afirmou que caso venha a ser eleito, os restos mortais do falecido General e ex.Presidente da República da Guiné-Bissau, João Bernardo Vieira serão transferidos do Cemitério Municipal de Bissau para o aquartelamento de Amura.

Em nome da plataforma dos partidos políticos, Alípio Silva exortou ao candidato a prestar muita atenção aos sectores sociais, nomeadamente a educação, saúde, justiça bem como favorecer e proteger a camada mais desprotegida da sociedade durante o seu mandato.

Porque segundo ele, é inadmissível que mulheres guineense continuem a morrer durante o parto, por isso pediu ao candidato, caso for eleito, que use a sua influência junto do governo para acabar com a morte materna e criar condições para aquisição de meios materiais para os hospitais e centros sanitários do país.

“Sabemos que um homem formado é capaz de dar um contributo para o desenvolvimento acelerado do país. E se assim for, reclamaremos junto de si, enquanto primeiro magistrado, em articulação com governo, a construção de estabelecimentos de ensino superior onde vão sair homens preparados para assegurar o nosso futuro, e bem como o pagamento das dividas contraídas com os docentes para permitir que as aulas funcionassem de forma regular na Guiné-Bissau”, disse, Alípio Silva. ANG/LPG/ÂC//SG

Dans la même catégorie