AIP L’ANADER s’engage pour la pérennisation des cantines scolaires AIP Un syndicat de professeurs du secondaire plaide pour l’obtention de primes et des indemnités ANP Fonds de Solidarité pour la Sauvegarde de la Patrie : Le Comité de gestion reçoit plus de 11.500.000 CFA de contributions AIP Un expert exhorte le gouvernement à investir davantage dans la fintech AIP La deuxième édition du forum sur l’économie circulaire en Afrique prévue en octobre prochain à Abidjan AGP Guinée : Le Syli Espoir jouera son match de barrage qualificatif aux JO Paris 2024 le 09 Mai AGP France : La Guinée construit un immeuble R+6 pour sa représentation diplomatique à Paris MAP Deux civils tués par des hommes armés dans l’Extrême-Nord du Cameroun AGP Guinée : Les nouveaux ministres prêtent serment devant le chef de l’Etat MAP L’interaction entre l’Islam et les sociétés africaines en débat

AquaSun Energia e Água “focada e optimista” em relação ao projecto agro-industrial de Santo Antão


  8 Avril      74        Environnement/Eaux/Forêts (6390), Photos (4436),

 

Porto Novo, 08 Abr (Inforpress) – A empresa AquaSun Energia e Água prevê que até final de Junho/início de Julho estará concluído todo o processo com vista à implementação do projecto agro-industrial de Santo Antão, estimado em 2,4 milhões de contos.
O presidente do conselho da administração da AquaSun Energia e Água, António Osório, assegurou hoje à Inforpress que a empresa continua a trabalhar, “focada e optimista” em relação ao início deste “importantíssimo investimento” para Santo Antão e para o País, que consiste na montagem de um parque solar de 7,5 mega watts e uma dessalinizadora da água do mar de 3.500 metros cúbicos de água/dia.
“Os projectos estão a ser desenvolvidos dentro dos prazos, apesar das limitações. Contamos apresentar os pedidos de licenciamentos dos projectos às autoridades competentes em finais de Abril ou início de Maio”, avançou António Osório, para quem a empresa está a fazer “um esforço enorme” para ultrapassar as limitações e as dificuldades, para concretizar os investimentos.
“Há factores externos à AquaSun que não controlamos. Por exemplo, quanto tempo demorará o estado de contingência, quanto tempo demorarão os países a retomar alguma normalidade, nomeadamente ao nível da circulação de pessoas e bens, quanto tempo demorará a apreciação e licenciamento dos projectos por parte das autoridades competentes, entre outros”, explicou.
Da parte da empresa AquaSun Energia e Água, segundo este responsável, o trabalho está a ser desenvolvido com a “normalidade possível e dentro dos prazos” que havia sido estipulado com parceiros e investidores.
“Todavia, por razões óbvias, temos o dever se ser cautelosos, porque há muitas incertezas e muitos condicionalismos externos à AquaSun que podem influenciar negativamente as nossas previsões”, concluiu António Osório.
O projecto agro-industrial para Santo Antão consiste na montagem e operacionalização de um parque solar de 7,5 mega watts e de uma dessalinizadora da água do mar, com capacidade de produção de 3.500 metros cúbicos de água/dia, destinada “exclusivamente” à agricultura, hidroponia, pecuária e transformação agro-industrial”.
Os investidores perspectivam, com este projecto, uma produção anual estimada em três mil toneladas de produtos (morango, melancia, batatas, tomate, cenoura) para o mercado turístico nacional, pretendendo ainda instalar em Santo Antão de um centro de transformação agro-industrial.
O projecto insere-se num programa, à volta de 90 milhões de euros (dez milhões de contos), que contempla ainda a ilha de Santiago, cujos investimentos estarão a ser implementados “numa segunda fase”.

Dans la même catégorie