APS SENEGAL-EDUCATION / Abdourahmane Diouf prend le pouls de la Cité du savoir ANP SENUM 2024: Les trois ministres de la communication de l’AES au Projet de Village Intelligent (PVI) Inforpress ‘Street Basket’: Fundação Fidel Mendonça leva “Team Cabo Verde Tubarões Azuis” à França Inforpress Santo Antão: Júlio Ascensão Silva alerta para a gravidade da situação da perda do poder de compra em Cabo Verde Inforpress Presidência da República promove terceira conferência da Década do Oceano na ilha do Sal Inforpress Preços dos produtos importados aumentaram 1,8% em Março Inforpress “Operação Menos Plástico” resulta na apreensão de grande quantidade de sacos plásticos importados ilegalmente Inforpress Fogo: Comité de Turismo Juvenil é uma forma dos jovens terem voz em matéria do turismo – responsável Inforpress Loco MusicCompany recebe autorização para emitir códigos internacionais de gravação padrão AIB La société minière Iamgold Essakane félicitée par le gouvernement pour son exemplarité

São Vicente: USB de São Pedro, Salamansa e Calhau transformados em postos de saúde


  29 Juillet      53        Technologie (1028),

 

Mindelo, 29 Jul (Inforpress) – As unidades sanitárias de base (USB) de São Pedro, Salamansa e Calhau vão ser agora transformados em postos de saúde, suportados por uma parceria entre a Delegacia de Saúde e a Câmara Municipal de São Vicente.

A intenção foi confirmada terça-feira durante a assinatura de um protocolo entre as duas instituições, e que permitirá, segundo o delegado de Saúde de São Vicente, Elísio Silva, realizar um objectivo a que se propôs há cerca de cinco anos.

Elísio Silva disse ter iniciado esse projecto com deslocações de médicos e especialistas a essas localidades, de seguida com deslocações de farmácias e agora essas zonas poderão ter postos de saúde com enfermeiros permanentes.

“Graças ao protocolo que assinamos, porque a Delegacia de Saúde sozinha não poderia resolver esse problema, porque é importante ter um enfermeiro a tempo inteiro e teríamos que criar as condições para os enfermeiros se interessassem”, sustentou a mesma fonte.

“Criando mais condições e levando mais saúde às localidades, isto é o mais importante, e, neste tempo de pandemia, ter melhores condições de saúde e ter profissionais melhores formados, podemos dizer que estamos preparando para uma eventual pandemia na ilha”, considerou Elísio Silva, adiantando que os três jovens enfermeiros foram cedidos pelos Ministério da Saúde e estão “bem preparados”.

Mas, conforme a mesma fonte, a relação entre a delegacia e a câmara não se resume ao protocolo, sendo bem mais extensivo, e inclui também um grupo de trabalho, mantido há três anos e formado por oito jovens licenciados e recém-formados, que trabalham na promoção da saúde e cujos salários são assumidos pela edilidade.

O presidente da câmara municipal, Augusto Neves, ressaltou, por seu lado, querer continuar essa colaboração para que “a ilha consiga respirar tranquilamente”.

É neste sentido, ajuntou, que a edilidade tem sido uma parceira à procura da “melhoria da qualidade de vida dos sanvicentinos, ainda mais nessa óptica de pandemia”.

“Acho que isso irá facilitar e melhorar grandemente os cuidados de saúde nessas zonas”, considerou Augusto Neves, acrescentando estar a sua instituição a cuidar das condições motivacionais para que os jovens enfermeiros possam se concentrar no que é “mais importante, que é de cuidar dos outros”.

O edil prometeu tudo fazer para que toda a ilha tenha a mesma cobertura de saúde.

Os enfermeiros também terão ao seu dispor uma motorizada, que a Delegacia de Saúde recebeu através de uma doação, e que deverá servir para as deslocações domiciliares.

O protocolo, assinado na tarde de hoje, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, pretende, assim, apoiar a presença de profissionais de saúde nas zonas mais distantes da cidade do Mindelo, sendo como obrigação da câmara arrendar e mobilar as residências, onde alojarão os enfermeiros.

A Delegacia de Saúde deverá, por seu lado, comparticipar com 10 mil escudos nos arrendamentos e ainda seleccionar os profissionais para trabalharem nessas zonas.

LN/CP

Dans la même catégorie