APS SENEGAL-TRANSPORT / Air Sénégal renforce sa flotte avec deux nouveaux aéronefs APS SENEGAL-PRESIDENTIELLE-REACTION / Le président du Niger adresse ses félicitations à Bassirou Diomaye Faye pour son ‘’éclatante victoire’’ APS SENEGAL-LITTERATURE / Bakel abrite la première édition de la journée du livre, en avril AIP CAN 2023 : 10 fois plus de revenus enregistrés par rapport à l’édition précédente ACI Congo/Femmes: Incorporer le port du pagne dans les activités du 8 mars, selon Olga Rachelle Mangouandza. MAP Protection de l’environnement: L’Arabie Saoudite lance l’initiative verte à Abidjan ANP Niger : 1600 tonnes de sucre pour parer aux besoins en ce mois béni de ramadan AGP Gabon/CNIE : la campagne de délivrance du numéro d’identification personnel s’ouvre le 3 avril prochain AGP Gabon/Vie chère : 80,3 millions F CFA de pénalités en février 2024 AGP Gabon : Le président Oligui Nguema reçoit le soutien de la diaspora gabonaise multi-continentale G10

Serviços nas redes móveis e de acesso à internet registam decréscimo no segundo trimestre de 2020 – ARME


  2 Septembre      55        Technologie (1009),

 

Cidade da Praia, 02 Set (Inforpress) – Os serviços nas redes móveis e de acesso à Internet registaram um decréscimo no segundo trimestre de 2020 , revela o relatório de indicadores estatísticos do mercado das comunicações electrónicas do segundo trimestre de 2020 da ARME.

Em comunicado, a Agência Reguladora Multissetorial da Economia (ARME) avança que o relatório é referente à taxa de penetração dos serviços de telefonia móvel e fixa, do serviço de Internet e da televisão por assinatura, à evolução de tráfego de voz e de SMS, na óptica dos mercados retalhistas.

Assim, de acordo com os dados, no final do mês de Junho, o serviço de telefonia fixa contava com 57.508 assinantes, correspondendo a uma taxa de penetração de 10 acessos por 100 habitantes, a qual corresponde a um decréscimo de 4% em relação ao período homólogo do ano passado, salientando que em relação ao primeiro trimestre de 2020 verifica-se um aumento de 1%.

Relativamente ao tráfego de voz, conforme o documento, no segundo trimestre de 2020 foram gerados cerca de 4,8 milhões de minutos na rede fixa, correspondendo a um decréscimo 45% em relação ao primeiro trimestre de 2020, referindo que em relação ao período homólogo do ano passado verifica-se um decréscimo de 53% no total do tráfego de voz.

A ARME informa que em relação aos serviços nas redes móveis, o número total de cartões SIM activos no mercado móvel em Cabo Verde, em Junho de 2020 foi de 549.858, o que representa um decréscimo de 7% em relação ao primeiro trimestre de 2019.

A mesma fonte acrescenta ainda que em relação ao período homólogo em 2019, o referido serviço apresenta um decréscimo de 5% e a taxa de penetração neste período foi de 99%.

Avançou, por outro lado, que o tráfego total gerado na rede móvel no segundo trimestre 2020 rondou os 304 milhões de minutos, apresentando um aumento de 12% em relação ao período anterior e de 21% em relação ao período homólogo do ano passado.

No que concerne o serviço de acesso à Internet, segundo o relatório, no segundo trimestre de 2020, o número total das assinaturas do serviço de acesso à Internet foi de 439.104, das quais 89% foram fornecidas pela tecnologia Banda Larga Móvel Small Screen, realçando que isto, deve-se ao fato da diversidade de tipos de planos oferecidos pelo mesmo.

Assim, o número de assinaturas do Serviço de Acesso à Internet diminuiu em cerca de 1% no segundo trimestre de 2020 em relação ao primeiro trimestre de 2020 e em relação ao período homólogo do ano passado houve um aumento de 6%.

Dans la même catégorie