- FAAPA FR - https://www.faapa.info -

Ministério da Educação lança na Praia projectos “importantes” direccionados a jovens e mulheres

Cidade da Praia, 21 Out (Inforpress) – A ministra da Educação, Maritza Rosabal, presidiu terça-feira à cerimónia de apresentação do projecto MELISSA e dos projectos MAC INTERREG, sendo o primeiro direccionado às mulheres e o segundo aos jovens.

O projecto MELISSA, que vai contemplar sobretudo mulheres empreendedoras, e o do MAC INTERREG, que vai formar cerca de 885 jovens e adultos, são financiados no quadro da cooperação entre Cabo Verde e a Região Autónoma das Canárias.

Em declarações à imprensa, à margem do acto de apresentação a ministra da Educação afirmou que os referidos projectos vão desenvolver-se com recurso às novas Tecnologias de Comunicação e Informação (TIC).

Conforme afirmou, esta cooperação iniciou-se em Abril de 1999, através da Rádio ECCA, Fundação Canárias, tendo como principais objectivos a promoção cultural e a “elevação da formação de jovens e adultos”, com recurso à tecnologia do Sistema ECCA de formação à distância.

A ministra sublinhou, ainda, que ao longo da cooperação entre Cabo Verde e as Ilhas Canárias a Rádio ECCA deu um “valioso contributo” na educação de jovens e adultos cabo-verdianos em diversos sectores, além de ter permitido montado “equipamentos mais modernos” na Rádio Educativa, proporcionou a formação de pessoas em várias áreas, nomeadamente na manipulação de alimentos.

Segundo a governante, o projecto tem por objectivo formar um grupo de 250 mulheres em matéria de técnicas sustentáveis para a agricultura, assim como o uso eficiente da água e o sistema de rega gota-a-gota.

Os referidos projectos custam à volta de três mil contos e são implementados pela Direcção Nacional de Educação, que contará com o apoio das delegações da Educação nos concelhos, bem como de diversos parceiros nacionais públicos e privados.