MAP Protection de l’environnement: L’Arabie Saoudite lance l’initiative verte à Abidjan ANP Niger : 1600 tonnes de sucre pour parer aux besoins en ce mois béni de ramadan AGP Gabon/CNIE : la campagne de délivrance du numéro d’identification personnel s’ouvre le 3 avril prochain AGP Gabon/Vie chère : 80,3 millions F CFA de pénalités en février 2024 AGP Gabon : Le président Oligui Nguema reçoit le soutien de la diaspora gabonaise multi-continentale G10 AGP Gabon/Plan National de Développement de la Transition : un investissement de 3 000 milliards de F CFA pour 288 projets AGP Gabon/Réforme du système judiciaire : signature d’un accord de coopération entre le ministère de la Justice et le PNUD MAP Plus de 38.600 réfugiés et demandeurs d’asile enregistrés en Somalie, selon le HCR MAP Sa Majesté le Roi, Amir Al Mouminine, préside la quatrième causerie religieuse du mois sacré de Ramadan 1445 H ACI Congo/Culture: Claise Bostard Akonga entend récompenser les meilleurs artistes congolais

Desenvolvimento actual da Ribeira Grande de Santiago “não é digno do seu legado histórico” – presidente da câmara


  9 Décembre      36        Développement durable (453),

 

Cidade da Praia, 09 Dez (Inforpress) – O presidente da Câmara Municipal da Ribeira Grande de Santiago, Nelson Moreira, disse hoje que, neste momento, o nível de desenvolvimento e de investimento feito naquele município “não é digno” do seu legado histórico.
O autarca fez estas declarações à Inforpress, à margem da inauguração de um painel informativo com imagens e texto que fazem o resumo da história da antiga hidrobase da Aéropostale, uma companhia de aviação pioneira fundada em 1919, na França, localizada em Calheta de São Martinho.
“O desenvolvimento está um pouco aquém. Por isso, estamos abertos para trabalhar em parceria com toda a sociedade, porque entendemos que o desenvolvimento da Ribeira Grande é enorme, mas a responsabilidade tem que ser partilhada”, referiu.
Sendo Ribeira Grande uma cidade histórica, a primeira de Cabo Verde, afirmou o recém-empossado autarca, a câmara tem que ser parceira no sentido de divulgar para que as pessoas possam conhecer a sua história.
E sobre a inauguração do referido painel informativo, um feito da Universidade Jean Piaget de Cabo Verde, da Embaixada de França em Cabo Verde e da Associação Cabo-verdiana de Ecoturismo (ECOCV), Nelson Moreira frisou que iniciativas deste género são sempre boas porque relembram e também fazem com que as pessoas conheçam a história do País e da Ribeira Grande de Santiago, em particular.
“Calheta de São Martinho é uma comunidade isolada. É sempre bom quando estamos a relembrar a história e colocar essa comunidade no ´mapa´. Digo isto porque a sua história, neste momento, está um pouco esquecida e há a necessidade de a revermos e viver a história”, defendeu.
Para além de ser uma “comunidade pacata”, Nelson Moreira elucidou que a mesma vai acolher um projecto que irá dinamizar essa localidade, o município e a ilha de Santiago em geral. Trata-se, segundo explicou, de uma unidade hoteleira com cerca de 600 quartos, que vai gerar vários empregos.
“A câmara vai arrecadar alguns impostos que vão permitir alavancar a economia no município”, completou.

Dans la même catégorie