AIB Les enjeux de l’émergence de l’AES au cœur des débats au premier CASEM du ministère des Affaires étrangères AIP Une plateforme digitale des créateurs africains lancée AIP Des acteurs privés de santé renforcent leurs capacités en technique pratique de gestion de trésorerie de leurs entreprises AIP L’Union européenne octroie des prêts pour accompagner les femmes entrepreneurs en Côte d’Ivoire (Ambassadrice) AIP Protection de l’environnement : l’Arabie Saoudite lance l’initiative verte à Abidjan AIP Les sages-femmes et institutrices unissent leurs efforts pour favoriser la scolarisation des jeunes filles AIP REVUE DE PRESSE : Des sujets liés à la politique nationale font la Une des journaux ce jeudi AIP Rupture collective œcuménique du jeûne: Nassénéba Touré prône la solidarité AIP Kandia Camara félicite l’Allemagne pour la dynamique de la coopération bilatérale AIB L’association CAMEG devient une société d’Etat pour consacrer la souveraine du Burkina dans le secteur du médicament

Legislativas 2021/Fogo: “Ilha do Fogo não tem razão para votar MpD no dia 18 de Abril” – Eva Ortet


  14 Avril      53        Politique (25157),

 

São Filipe, 14 Abr (Inforpress) – A ilha do Fogo não tem razão nenhuma para, no dia 18, votar no Movimento para a Democracia (MpD), disse a cabeça-de-lista da candidatura do PAICV pelo círculo eleitoral do Fogo, Eva Ortet.
A candidata a deputada apelou aos eleitores da ilha a votarem no próximo domingo na lista do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV) e na sua líder, Janira Hopffer Almada, para “ajudar a materializar os compromissos” para com a ilha e “resgatar o País”.
Eva Ortet afirmou que o MpD, nos últimos cinco anos, “não deixou marcas” na ilha e que “todos os compromissos assumidos nos mais variados sectores ficaram por concretizar”, tendo o Governo apresentado “como desculpa” a seca e a pandemia.
A cabeça-de-lista disse que ganhando as eleições, o novo governo vai reinvestir em todos os sectores, mas sobretudo nos transportes, porque a ilha é importante nas áreas agrícola e turística e que sem o transporte “é impossível” desenvolver estes sectores.
Segundo a mesma, uma das prioridades é a resolução do problema de transportes, aéreo e marítimo, mas também “investir muito” na agricultura, mobilização de água, na pesca, na saúde, habitação e em todos os sectores de desenvolvimento.
Eva Ortet apelou os eleitores a votarem na líder do PAICV, “não só por ela ser mulher”, mas também porque “é competente e capaz de resgatar” o País.
Por sua vez, Luís Pires, segundo elemento da lista, disse que “praticamente tudo o que existe” na ilha do Fogo “é obra do PAICV”.
Fazendo comparação entre os 15 anos de governação do PAICV com o MpD, Luís Pires indicou que o seu partido construiu três escolas secundárias e um centro de emprego e formação profissional, enquanto o MpD apenas uma escola secundária.
No sector da saúde enumerou que o seu partido edificou um hospital regional e dois centros de saúde, Mosteiros e Cova Figueira, e o MpD nenhuma obra neste sector,
No domínio de estradas asfaltadas, continuou Pires, o PAICV asfaltou quilómetros de estradas e o MpD “nem um milímetro sequer” durante igual período de tempo, além de outros sectores.
Depois de suspender, na terça-feira, as acções de campanha previstas para São Filipe na sequência do falecimento de Mário César, hoje a candidatura do PAICV vai estar nas diversas localidades dos três municípios e tem agendado dois encontros com as populações de Campanas de Baixo e em Santa Filomena para apresentação da lista e plataforma.
Às legislativas do dia 18 para eleição de 72 deputados em 13 círculos eleitorais, dos quais dez no País e três na diáspora, concorrem seis partidos – PAICV, MpD, UCID, PTS, PSD e PP.
PAICV, MpD e UCID concorrem em todos os círculos, PP em seis círculos (Santiago Sul, Santiago Norte, Boa Vista e os três da diáspora), PTS também em seis círculos (São Vicente, Santiago Sul, Santiago Norte e três diáspora), e PSD em quatro círculos (Santiago Norte, Santiago Sul, América e África).
As últimas eleições legislativas em Cabo Verde ocorreram no dia 20 de Março de 2016, tendo o Movimento para a Democracia (MpD) vencido com maioria absoluta, ao eleger 40 deputados, o PAICV 29 e a UCID três.

Dans la même catégorie