AIB Boulgou /Efforts de paix : Un projet remet des animaux et des kits à 50 PDI pour renforcer leur résilience MAP Façade atlantique: L’initiative Royale apporte des solutions concrètes à des défis multiples en Afrique (Panélistes) AIB Houet/Déguerpissement des mendiantes : La carotte en attendant le bâton AIB Nahouri/Commune de Pô : Une compétition sportive pour préparer les élèves en classe d’examen AIB Burkina : Des jeunes ambitionnent construire un centre de psychotrauma ANG Ambiente/ONG Tiniguena capacita Mulheres sobre os Direitos à Terra e aos Recursos Naturais ANG Comércio/Governo inicia hoje a distribuição do arroz para mercados do interior do país ANG Saúde Pública/Ministro pretende criar uma comissão para gerir a Ordem dos Médicos até a realização de novo Congresso ANG Instituto Marítimo Portuário/Presidente do Conselho de Administração promete empenho para o desenvolvimento durável do sector APS SENEGAL-ECONOMIE-PERSPECTIVES / La présidente de l’ITIE milite pour la “souveraineté énergétique”

Escritores em Cabo Verde enfrentam dificuldades para encontrarem patrocínios, diz José Maria Almeida


  28 Avril      40        Arts & Cultures (3039), Livres (384),

 

Cidade da Praia, 28 Abr (Inforpress) – O técnico do Arquivo Nacional de Cabo Verde José Maria Almeida, considerou terça-feira que em Cabo Verde os escritores têm dificuldades em encontrar meios para a publicação dos seus livros.
José Maria Almeida transmitiu esta afirmação à comunicação social, por ocasião da apresentação do seu livro “Luiz Filiberti, Physico-Mór da Província de Cabo Verde de 1840 a 26 de Outubro de 1846: Subsídios para uma biografia e três peças arquivísticas inéditas”, que aconteceu no Instituto do Arquivo Nacional de Cabo Verde, na Cidade da Praia.
Conforme desabafou o autor, a obra ficou pronta em finais de 2019, mas não conseguiu apoio de nenhuma instituição para a publicação do livro naquela época.
“Em pleno início da pandemia, ventilei o pedido junto de 10 instituições, mas infelizmente não houve resposta alguma. A princípio a ideia era de lançar 500 exemplares, mas decidimos diminuir para 250, como forma de diminuir o orçamento que solicitamos”, lamentou José Maria.
Segundo a mesma fonte, estava à procura de dois ou três patrocinadores para a publicação do livro e, no entanto, a Sociedade Interbancária e Sistemas de Pagamento (SISP) decidiu patrocinar, na totalidade, o lançamento da obra.
José Maria Almeida disse que o livro é de interesse para todas as pessoas, jovens, farmacêuticos, médicos, para os serviços de saúde pública, isso porque, segundo o mesmo, a obra fala sobre as quarentenas, junta de saúde militar, junta de saúde pública e sobre a comissão de saúde pública.
“Luiz Filiberti foi Physico-Mór na Guiné-Bissau e em Cabo Verde. Foi durante esse tempo que o país começou a ter a junta da saúde pública, a comissão de saúde pública, a junta da saúde militar”, argumentou.
O autor informou, que Luiz Filiberti nasceu em Itália e formou-se em Medicina na Universidade de Pavia, foi para Portugal, serviu como cirurgião-mór em Bissau, por nomeação provisória do ex-Governador Geral da Província de Cabo Verde e Costa de Guiné, Joaquim Pereira Marinho, entre 13 de Março de 1837 e 16 de Setembro de 1839.
Foi nomeado Physico-Mór da Província de Cabo Verde por decreto de 28 de Janeiro de 1840, exerceu a sua função em diversas ilhas deste arquipélago durante cerca de seis anos.
“Pediu e obteve a sua demissão por decreto de 02 de Setembro de 1845. Continuou a viver nos Picos, interior da ilha de Santiago, até ao dia 26 de Outubro de 1846, data de seu embarque para Lisboa, dois dias após o enterro de seu segundo filho no Cemitério Público da Vila da Praia”, relatou.

Dans la même catégorie