Inforpress Jogos Olímpicos: Preparação para Paris’2024 está a ser a melhor na história de Cabo Verde – presidente do COC Inforpress Governo autoriza aval à Cabnave para recorrer a empréstimo de 65 mil contos junto à banca APS SENEGAL-METEO / Des rafales de vent annoncées sur tout le littoral sénégalais APS SENEGAL-SANTE / Bakel : zéro cas de paludisme à Gabou depuis le début de l’année (infirmier) APS SENEGAL-AFRIQUE-CULTURE / Dak’art : la 15e édition reportée à la fin de l’année (officiel) APS SENEGAL-SERVICES / Lutte contre la cybercriminalité mobile : Wave manifeste sa volonté de coopérer avec les pouvoirs publics sénégalais APS SENEGAL-ASSAINISSEMENT-STRATEGIE / Opérations pré hivernage : le gouverneur de Dakar appelle à une mobilisation communautaire MAP Mme Hayar présente à Addis-Abeba l’expérience du Maroc dans la mise en oeuvre des ODD MAP La Côte d’Ivoire perd chaque année 80 millions de dollars en raison des effets du changement climatique (FMI) MAP Niger: six soldats tués la semaine dernière dans une attaque terroriste (armée)

Andebol: Ana Seabra é a nova seleccionadora da selecção feminina de Cabo Verde


  11 Mai      28        Sport (12732),

 

Cidade da Praia, 11 Mai. (Inforpress) – Ana Seabra, considerada uma das referências do andebol feminino português, é a nova seleccionadora de Cabo Verde de andebol feminino e chega ao país no próximo sábado, 15, para orientar o combinado crioulo rumo ao CAN’2021.
O presidente da Federação Cabo-verdiana de Andebol, Tony Teixeira, avançou à Inforpress que se trata de uma opção conseguida praticamente em cima da hora e que a nova seleccionadora chega a Cabo Verde no quadro de uma cooperação existente entre as federações de andebol de Cabo Verde e Portugal a um custo muito aceitável.
Tony Teixeira disse que a nova seleccionadora chega a Cabo Verde focada no projecto Campeonato Africano das Nações, CAN’2021, que se realiza de 08 a 18 de Junho em Yaoundé (Camarões), mas que a Federação está apostada no ciclo olímpico, pelo que quer dar o tempo a Ana Seabra para depois debruçar-se sobre qualquer contratação neste quadro de 2024.
Ana Seabra, segundo plano federativo, vai iniciar os trabalhos com a pré-selecção já a 16 do corrente, logo após a sua chega ao arquipélago, com um grupo reduzido na Cidade da Praia, para depois seguir à ilha do Sal para aventar a possibilidade da integração de uma ou outra jogadora no plano final dos trabalhos, já que neste momento as pré-convocadas trabalham faseadas na Praia, no Sal e em São Vicente.
Antiga capitã da selecção de andebol de Portugal, Ana Seabra é considerada uma das “grandes figuras” da história do andebol feminino português, e afigura-se como atleta mais internacional de sempre das quinas.
Com 215 internacionalizações pelas selecções nacionais de Portugal, 176 delas pela selecção A, Seabra fez parte da geração de ouro que conseguiu o inédito apuramento para o Campeonato da Europa de 2008.
Numa carreira de sucesso quase toda passada em Portugal, a agora seleccionadora de Cabo Verde foi recentemente seleccionadora de Portugal em sub-18 feminina, aliada à profissão de professora.
No palmarés como jogadora, Ana Seabra tem 11 Campeonatos Nacionais de Portugal, nove Taças de Portugal e oito Supertaças.
A selecção cabo-verdiana de andebol feminina partilha com as equipas nacionais de Angola, Congo e Argélia, o Grupo C do 24º Campeonato Africano das Nações e tem a sua estreia de sempre nesta montra africana calendarizada para 09 de Junho frente às angolanas.

Dans la même catégorie