ACI Congo/Culture: Claise Bostard Akonga entend récompenser les meilleurs artistes congolais ACI Congo/Formation: Plus de dix femmes journalistes reçoivent leurs certificats de participation ACI Congo/Education: Construction prochaine de l’Institut sino-congolais de la Route de la soie à Kintélé ACI Congo/France: Gérard Larcher pour le renforcement des liens parlementaires entre les deux Sénats AGP Guinée : Une délégation du bureau du procureur de la Cour pénale internationale séjourne à Conakry ACI Congo/Recherche scientifique/Remise officielle du matériel de recherche à l’IRA ACI Congo/Social: Les Employés de la Sopeco réclament l’Intervention du Chef de l’État ANP Le Ministre nigérien de l’Economie et des Finances participe par visio-conférence à la 1ére réunion du Conseil des Ministres de l’UEMOA Inforpress Defesa Nacional: “Exercício Granite Falco inaugura nova etapa na relevante e histórica cooperação entre Cabo Verde e os EUA” – Governo MAP SM le Roi, Amir Al Mouminine, préside ce jeudi la quatrième causerie religieuse du mois sacré de Ramadan

Praia: BNCV realiza feira do livro especial de Natal e Ano Novo para promover a literatura infanto-juvenil


  29 Novembre      23        Culture (1465), Livres (384),

 

Cidade da Praia, 29Nov (Inforpress) – O Instituto da Biblioteca Nacional de Cabo Verde (BNCV) inaugurou esta segunda-feira, na Cidade da Praia, uma feira de livro especial de Natal e Ano Novo, para promover a literatura infanto-juvenil e o hábito de leitura.
A feira do livro, promovida pelo Ministério da Cultura, através da BNCV, está aberta até 30 de Dezembro na Biblioteca Nacional e apresenta livros de diferentes interesses e com preços muito acessíveis.
A curadora da Biblioteca Nacional, Matilde Santos, em declarações à imprensa, disse que a aposta nos livros infanto-juvenis porque é a fase que se reforça a importância do livro e da leitura.
“O objectivo é pô-las em contactos com os livros e demonstrar que podemos adquirir e desenvolver o nosso conhecimento, bem como a nossa capacidade crítica, a partir dos livros”, apontou a responsável.
Por isso, defendeu que é importante continuar a apostar numa dessas vias de promoção da leitura, “que é a Feira de Livro”, através da democratização do livro, “conforme a política do Governo”.
“É preciso incentivar a leitura através do contacto mais próximo com o livro (…) e durante a feira vamos ter a visita de várias escolas, para que as crianças tenham esse contacto com os livros e, a partir disso, estimular os pais a comprar”, explicou a curadora da BNCV.
Por sua vez, o ministro da Cultura e das Indústrias Criativas, Abraão Vicente, garantiu que a aposta na realização de feiras de livros está a ser “ganha” por estar a se conseguir esvaziar o acesso de livros e incentivar a leitura “que é o papel da Biblioteca Nacional”.
“Precisamos de ter nova pujança no Orçamento de Estado de 2023 para investir em mais publicações e em novos autores “, explicou Abraão Vicente, avançando que em 2023 vão ser relançados os prémios literários Orlanda Amarílis e Mário Fonseca.
Em relação à organização da feira do livro especial de Natal e Ano Novo, o governante disse que a BNCV está a contribuir para que a época festiva dos cabo-verdianos seja de qualidade para quem quer oferecer presentes de qualidade”.
“O livro continua a ultrapassar qualquer outro presente, porque é conhecimento, o que não tem um período temporal de validade, por isso queremos incentivar e lançar este apelo com esta feira do livro”, rematou o ministro.

Dans la même catégorie