MAP L’envoyé du Président du Conseil présidentiel libyen exprime les remerciements de son pays à SM le Roi pour le soutien constant à la cause libyenne et souligne l’importance du renforcement de l’UMA APS SENEGAL-ECONOMIE / Saer Niang dit pourquoi le Sénégal mise sur les achats publics durables APS SENEGAL-MONDE-CLIMAT / Changement climatique : plus de 70% des travailleurs exposés aux risques sanitaires (OIT) APS SENEGAL-GOUVERNANCE / Mise en place d’un observatoire national de la démocratie participative APS AFRIQUE-MONDE-DEVELOPPEMENT / 10ème FRADD : le secrétaire exécutif de la CEA relève ‘’l’urgente” nécessité de se remettre sur la bonne voie pour atteindre les ODD – Agence de presse sénégalaise APS AFRIQUE-MONDE-DEVELOPPEMENT / Le 10 ème FRADD offre une nouvelle opportunité aux pays africains (officiel) ANP Ouverture du Forum sur les droits et inclusion numériques à Accra au Ghana Inforpress UCID considera que Governo deve “assumir em pleno” a questão dos voos inter-ilhas Inforpress Planalto Norte: Criadores com dificuldades em encontrar milho no mercado pedem apoio ao Governo na compra de ração Inforpress Língua Inglesa: Mais acesso a tecnologia contribuiu muito para melhoria do ensino e aprendizagem – professora

144 anos da Inacep//Diretor-geral pede cumprimento do decreto presidencial 2021 pelos membros do governo


  16 Mars      33        Société (45095),

 

Bissau, 16 Mar 23(ANG) – O Diretor-geral da maior gráfica do país, Imprensa Nacional Empresa Pública(INACEP) pediu hoje aos membros do governo com exceção do Ministério das Finanças, o cumprirem do Decreto presidencial número 10, de 2021 que deu poder exclusivo à esta empresa para produzir todos os documentos oficiais de Estado, nomeadamente passaporte, bilhete de entidade, certidão narrativa e outros.

Paulino Mendes que falava aos jornalistas, por ocasião dos 144 anos de existência da maior gráfica do país,a celebrar no próximo dia 18, sem identificar disse que alguns membros de governo estão a desafiar à esse decreto presidencial produzindo noutras gráficas documentos de produção exclusiva da Inacep, não obstante os riscos de falsificação a que estão sujeitos.

Mendes adverte de que se esse incumprimento do decreto presidencial continuar , o melhor seria o governo deliberar sobre outro decreto revogando e publicado, para resolver o problema, já que a Inacep perdeu seu direito de produção.

A Inacep foi fundada em 18 de Março de 1879, em Bolama, antiga capital,e seu serviço foi oficialmente dirigido pelo técnico Augusto César Tolentino, de 1985 até 2009. A empresa já teve oito diretores-gerais, e em 2010, por razões de falecimento do diretor-geral foi dirigido por um Conselho de Gestão.

Paulino Mendes referiu que a INACEP começou a funcionar com o sistema inter-type, mono-type, offset e que atualmente esta na era digital que para ele já é uma realidade que exige muita concorrência no que se refere as encomendas.

“Decidimos fazer um investimento em meios materiais com a Firma Macieira em Portugal, no valor de 27 mil euros, graças ao apoio do Ministério das Finanças e o seu ministro João Aladje Fadiá, e também compramos matérias-primas no valor de 30 milhões de francos CFA. Neste momento temos uma máquina de dobra, de produção de medalhas e de impressão à ouro”, destacou Mendes.

Falando do seu mandato, de quase dois anos,o Diretor-geral da Inacep afirmou que encontrou a empresa com grandes dificuldades, principalmente da ordem financeira, técnicas e algumas reivindicações por parte dos trabalhores.

Mendes afirmou que não está satisfeito com seu mandato porque ainda não resolveu o problema de Segurança Social dos funcionários que foi esquecido há mais de 20 anos, apesar de ter pago todas as dívidas salariais.

Disse que em Março de 2022 elaborou um plano de reestruturação da empresa, tendo feito a manutenção e melhoria de parte do edifício,recuperação de viaturas para locomoção, aquisição de máquinas novas e melhoria das condições de trabalho.

Para Paulino Mendes, a Segurança Social cedeu até demais em relação às dívidas contraídas pela empresa que dirige no valor superior a 800 milhões de francos cfa para 511 milhões de francos CFA. Essa dívida, diz Mendes, deve ser amortizada, e que até presentemente já foram pagas 100 milhões de francos cfa, para permitir aos funcionários terem, no futuro, as suas pensões de reforma.

Paulino Mendes revelou que neste momento a INACEP emprega mais de 140 funcionários, entre ativos e doentes que se encontram no exterior

Dans la même catégorie