MAP Mali: plusieurs groupes terroristes neutralisés (armée) MAP Rabat: les enjeux stratégiques des espaces maritimes de l’Afrique atlantique en débats AGP GUINÉE : TENUE D’UN ATELIER SUR LA RÉFORME INSTITUTIONNELLE AGP GUINÉE/FIFA : SÉJOURS À CONAKRY DE LA COORDINATRICE EN GOUVERNANCE FINANCIÈRE AU SEIN DE LA DIVISION ASSOCIATION MEMBRES MAP Le Botswana participe aux Relais mondiaux d’athlétisme prévus les 4 et 5 mai aux Bahamas MAP Le Haut-Commissaire de l’ONU aux droits de l’Homme appelle à mettre fin au conflit au Soudan MAP Réchauffement climatique: la Zambie interdit la production de charbon de bois dans certains districts AIP CAF 2024: Le commissaire général Franck Kié favorable à une sécurisation de l’espace numérique africain face aux cyber attaques AIP REVUE DE PRESSE: La présidentielle 2025 et divers autres sujets à la Une des journaux AIP La Côte d’Ivoire et l’UE font le bilan de l’accord de partenariat dans le domaine de la pêche 2018-2024

“2ª edição do livro Ntori Palan vai despertar consciência do guineense sobre problemas sociais”, diz ministro do Ensino Superior e Investigação Científica


  15 Mars      158        Livres (384),

 

Bissau, 15 Mar 22 (ANG) – O ministro do Ensino Superior e Investigação Científica disse hoje que o lançamento da segunda edição do livro Ntori Palan vai despertar a consciência dos cidadãos relativamente aos problemas sociais, culturais e do dia-à-dia do guineense.

Timótio Saba Nbunde falava no lançamento oficial de web site de Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa (INEP) e apresentação do livro ʺNtori Palan na contanu história di Guiné-Bissauʺ.

Disse que web site do INEP é uma ferramenta muito importante que vai contribuir para propagação de conhecimentos seja no espaço nacional assim como no internacional.

Segundo o governante, a obra reflete uma busca pela compreensão da complexidade da sociedade, pelo que se trata duma abordagem transversal.

ʺPara nós é uma satisfação porque o que estamos a assistir hoje aqui é um contributo muito importante para o avanço do conhecimento, a sua produção para sua divulgação. Enquanto governantes, estaremos totalmente abertos para eventos desta natureza”, disse.

Timóteo Mbunde prometeu exercer a sua influência junto do governo e Presidente da República para que possam avançar na produção de conhecimentos, na investigação e a valorização daqueles que colaboram e intervém no sector da educação.

O Representante Residente do Programa das Nações Unidas para Desenvolvimento na Guiné-Bissau (PNUD), Tjark Egenhoff considerou que o lançamento da web site do Inep vai colocar a Guiné-Bissau no mapa de pesquisadores,duma maneira muito importante, dando acesso aos que estão fora do país.

“O Ntori Palan que colocam a disposição dos guineenses é muito importante mesmo não recolhendo toda a rica história que a Guiné-Bissau tem. É um ponto de entrada e partida para discussões sociais, nas comunidades, famílias, nos meios politicos e na sociedade civil da Guine-Bissau”, disse.

Dans la même catégorie